Últimas Notícias

Lenda da ginástica, Svetlana Khorkina acusa Simone Biles de doping em autobiografia

A bicampeã olímpica e tricampeã mundial de ginástica, a russa Svetlana Khorkina lançou na Rússia sua autobiografia "A Magia da Vitória". Conhecida pelas respostas francas na sua carreira, que geraram uma relação de amor e ódio entre os fãs da ginástica, Khorkina logo no primeiro capitulo ataca a maior ginasta da atualidade, a americana Simone Biles, acusando-a de doping.

Após os jogos Rio 2016, hackers russos invadiram o banco de dados da WADA e divulgaram que vários atletas americanos usaram substâncias proibidas e foram liberados por ' isenção de uso terapêutico'. Biles estava entre eles por tomar um remédio para tratar seu problema de déficit de atenção e hiperatividade(TDAH). Biles, na época, admitiu o uso do remédio, e que o usa desde criança.

Khorkina,em sua autobiografia, relatou esse fato e questionou o uso de um remédio que aumenta a concentração em um esporte que exige estrema concentração que é a ginástica: "Acontece que a melhor ginasta internacional , a Americana Simone Biles vem recebendo uma isenção terapêutica há algum tempo! Ela está tão doente, que exige que use drogas potentes, que a ajudem a concentrar-se! Como ela está participando deste tipo de esporte, o que exige da constante concentração de seus atletas! Ela vai morrer! Os pais dela não sentem pena por ela ?! Os pais dela não sentem pena dela ?!"

Muitos russos acreditam que esse histórico de TDAH de Biles é inexistente, e inclusive, as substâncias presentes em remédios para o transtorno são ilegais na Rússia e são considerados drogas  pesadas como Heroína e Cocaína. Por isso que Khorkina escreve em sua autobiografia que Biles esteja 'doente'.  Ela também afirma que tal substância é que dá o poder 'sobre-humano' a atleta:

"Na realidade, os especialistas entendem que essas drogas ajudam o atleta a controlar seu estado psicológico-emocional; ela não está preocupada, não está chateada, nada a distrai de executar seus movimentos ... E isso significa que seus concorrentes que estão naturalmente em estado de estresse, fazem algumas pequenas falhas na execução de movimentos e obviamente perdem para a americana."

Além de Biles, Khorkina ataca a WADA (Associação mundial antidopagem), chamando de Nazistas por forçarem os atletas a ingerir líquidos a darem amostras de urina mais rapidamente. Svetlana Khorkina é a recordista em medalhas conquistadas em mundiais de ginástica, com 20 láureas. Biles tem 14 e não disputa a edição deste ano por ter tirado um ano sabático para descansar.


foto: AFP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar