Últimas Notícias

Handebol de praia pode se tornar olímpico

Um dos esportes não olímpicos de maior sucesso do Brasil na atualidade, o handebol de praia, deu um dos primeiros passos para se tornar olímpico um dia.

A informação vem direto da International Handball Federation (IHF), entidade que rege o handebol tanto de quadra quando de praia a nível mundial. O ponta pé inicial para pleitear uma vaga entre os esportes olímpicos de verão aconteceu na recém terminada 131ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, realizada em Lima, capital do Peru.

Segundo a própria entidade, porém, a tentativa de uma vaga já para os Jogos de Paris 2024 acontecerá entre os anos de 2019/2020, sem data confirmada, mas período previsto para o COI oficializar o programa olímpico da edição a ser realizada na capital parisiense. Entretanto, a IHF disse que não diminuirá as vagas do handebol tradicional para a inclusão da versão disputada na praia, e essa provavelmente será uma exigência do Comitê Olímpico Internacional.

O lado positivo para a IHF é que o COI disse querer "identificar modalidades em potêncial para a inclusão olímpica" e é nisso que a entidade acredita, visto que a modalidade já demonstrou tal potêncial para os Jogos da Juventude, na qual fará parte já na edição de Buenos Aires 2018.

O Brasil seria um dos países que mais se beneficiaria com a inclusão. Os homens são tetracampeões mundiais enquanto as mulheres venceram o torneio três vezes, tornando a nação como a maior medalhista da maior competição da modalidade. Os atuais campeões são Croácia, no masculino e Espanha, no feminino, ambos batendo o Brasil na final do mundial da edição de Budapeste em 2016. A próxima edição será em 2018, antes da decisão final sobre uma possível adesão olímpica, em Kazan, Rússia.

Foto: Divulgação / Ministério do Esporte




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar