Últimas Notícias

Esportes começam a fazer lobby para entrar no programa olímpico de Paris 2024

Mesmo antes da confirmação de Paris como sede dos jogos de 2024, várias confederações esportivas já fazem lobby para que o seu esporte esteja presente no programa olímpico. Com a confirmação de Paris como sede e a confirmação de que os 28 esportes do programa olímpico não sofrerão alteração, Paris apresentará sua lista de esportes para os jogos somente em 2019, com a escolha final sendo só em 2021 e como a França deverá incluir no seu programa esportes que sejam populares na França e/ou tenham franceses entre os favoritos, alguns já saem como favoritos para entrar nessa lista.

Desde 2014, o COI decidiu dar mais flexibilidade às cidades anfitriãs para determinar os esportes em competição. Além dos 28 esportes já presentes, a partir de 2020 permitir outros esportes podem ser incluídos, desde que o número de atletas em contenção não passe de 10.500. Surfe, Skate, Escalada esportiva, Beisebol/Softbol e Caratê, que estarão nos jogos de Tóquio 2020,  não tem lugar garantido para Paris e novos esportes podem aparecer no lugar. 

A Bocha é um deles. a federação internacional busca colocar no programa olímpico três modalidades da Bocha: a Petanca, a Bocha Lyonesa e a Raffa. Para justificar sua presença, o comitê de apoio afirma que tem mais de 200 milhões de profissionais em 165 países e fez um vídeo sobre a candidatura do esporte(veja Abaixo) . Squash e Bilhar (ou Sinuca) também buscam um lugar nos jogos de 2024, mas sem tanto favoritismo assim, por serem considerados esportes pouco atrativos para o público jovem, que o COI quer atrair para os Jogos olímpicos.



O Esqui aquático também quer lugar em Paris 2024. O esporte já esteve nas olimpíadas como esporte de demonstração em Munique 1972, mas desde então não conseguiu entrar no programa olímpico. Boliche pretende lutar por entrada, assim como a corrida de patins em velocidade. Os chamados E-sports, também visam sua entrada, mas esbarram em problemas como a sua pluralidade - Qual jogo seria considerado olímpico - e falta de confederações internacionais que regulem o esporte. Até 2021, muitos esportes aparecerão no comitê de Paris 2024 para conseguir a tão sonhada entrada no programa olímpico.


Foto: montagem sobre fotos da Reuters e de divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar