Últimas Notícias

Equipe feminina britânica de bobsled sofre com falta de verbas e pode ficar de fora de PyeongChang 2018

A Associação britânica de Bobsled e Skeleton (BBSA) está tentando conseguir apoio financeiro para a equipe feminina de bobsled apenas cinco meses antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang 2018. De acordo com a BBC Sport, a BBSA informou as atletas do sexo feminino que não havia dinheiro para financiá-las por causa de "despesas e gastos excessivos" com a equipe masculina.

Não está claro se a Grã-Bretanha será representada na competição feminina de bobsled na Coréia do Sul, mas o apoio para as três equipes masculinas está garantido e continuará.

Mica McNeill, que ganhou o título do Campeonato Mundial Júnior ao lado de Mica Moore em janeiro deste ano,é a principal piloto feminina da Grã-Bretanha e acredita que a decisão pode afetar sua carreira de longo prazo. "Eu estou completamente destruída", McNeill disse à BBC Sport.

"Conhecemos o padrão de qualificação da Associação Olímpica Britânica para chegar aos Jogos de Inverno, mas agora não há dinheiro disponível para nós no programa. Com a nova temporada batendo na porta, é realmente decepcionante, porque ficamos com um mês a menos na programação para estar no gelo, ter a experiência que precisamos e buscarmos a vaga .A Federação disse que estão tentando algum financiamento no momento, mas acho que essa não é uma explicação suficiente para nós", completou McNeill

"Eu disse "por que estamos nessa situação?" "E houve um excesso no orçamento, e nós, mulheres, que seremos prejudicadas. Conhecemos o potencial da nossa equipe feminina. Tenho apenas 23 anos e tenho outro ciclo ou dois ainda, mas se esta temporada for prejudicada, isso vai arruinar toda a minha carreira e daremos um enorme passo atrás", disse ainda a atleta, que demonstrou muita tristeza durante a entrevista.

McNeill conhece o padrão de qualificação olímpica, no qual ela precisa competir nas etapas da Copa do Mundo desta temporada que servirão como classificatórios para Pyeongchang 2018. É por isso que o atraso no verba implicará em uma perca da vaga olímpica.

Junto com suas companheiras de equipe, a atleta espera conseguir cerca de £ 30.000 para cobrir os custos da temporada.Para isso, esperando não depender da BBSA, criou uma campanha de crowfounding, uma espécie de vaquinha, na qual já arrecadou 10.000 libras esterlinas.

"O programa de bobsled da Grã-Bretanha está atualmente concentrando recursos em ganhar medalhas nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 em Pyeongchang", disse a BBSA em comunicado."Estamos buscando ativamente fundos comerciais para apoiar ainda mais a nossa equipe de alto nível".

A BBSA pretende conquistar o mesmo sucesso no bobsled que já possui com o skeleton, outra modalidade na qual é responsável. Tanto em Vancouver 2010 quanto em Sochi 2014 os britânicos conquistaram apenas uma medalha de ouro em cada edição. Foi no skeleton, justamente com as mulheres, que hoje sofrem com os cortes da Federação. Em Vancouver a vencedora foi Amy Williams e em Sochi a campeã foi Lizzy Yarnold que tentará o bicampeonato em PeyongChang 2018.

Na foto, Mica McNeill à esquerda e Mica Moore à direita, comemorando o título mundial júnior conquistado para a Grã Bretanha.

Foto: Getty Images




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar