Últimas Notícias

Conchita Martinez dispara contra federação espanhola após ser afastada do cargo de capitã da Copa Davis e da Fed Cup

A ex-tenista espanhola Conchita Martinez disparou contra os dirigentes da Confederação Espanhola de Tênis após ter sido demitida do posto de capitã dos times espanhóis da Fed Cup e da Copa Davis na quinta-feira (14). Ela disse que a demissão foi injusta e desrespeitosa. A federação espanhola de tênis deverá anunciar seus novos capitães em breve.

As falas de Conchita vieram após a federação local anunciar que seu conselho de administração decidiu por unanimidade "fazer uma mudança na liderança de suas equipes profissionais, para enfrentar novos desafios em 2018." Martinez disse que a decisão foi tomada unilateralmente e que ela gostaria de ter permanecido no cargo. Ela era capitã da equipe da Fed Cup desde 2013 e da equipe da Copa Davis desde 2015. O contrato de Conchita iria até dezembro deste ano. "Quero compartilhar meu desapontamento e desconforto com a federação espanhola. É muito ingrato assumir o comando durante uma tempestade e depois de alcançar a calmaria, ser dispensada. Depois de toda a minha contribuição e dedicação ao tênis espanhol, não acho que eu merecia um final como este, tão desrespeitoso", disse a ex-capitã. Ela ainda assegurou que não perdeu sua motivação e que estava ansiosa para os próximos desafios.

Martinez disse que se sentia "abandonada" nos últimos meses e previu a possibilidade de ser dispensada, principalmente quando não pode mais seguir os jogadores espanhóis no Grand Slams. Conchita afirmou que estava esperando que as coisas fossem diferentes com a recente mudança de liderança na federação espanhola, mas que a nova direção era "mais do mesmo" e que "o tênis ainda não é uma prioridade" para eles.

Como jogadora Martinez tem no currículo um título de Wimbledon e cinco Fed Cup, além de três medalhas olímpicas. Ela se aposentou em 2006. Sob o seu comando, a equipe feminina na Fed Cup não ganhou nenhum título no Grupo Mundial. Em 2015 ela aceitou assumir o desafio de comandar a equipe masculina na Capa Davis depois de o capitão anterior ter sido demitido por falta de apoio dos jogadores. Ela conseguiu levar a equipe de volta ao Grupo Mundial e no ano passado fez a equipe avançar até as quartas de final deste ano. "Foi uma experiência positiva e vou tirar as emoções de cada uma das competições onde defendemos as cores da Espanha. Estou orgulhoso de trabalhar com os melhores jogadores de tênis do mundo", afirmou Martinez.


O anúncio da demissão de Martinez aconteceu apenas três dias depois de a Espanha se tornar o primeiro país desde os Estados Unidos, há 14 anos, a liderar os rankigs de simples da WTA e ATP simultaneamente. O feito foi alcançado após Garbine Muguruza chegar ao topo do ranking do feminino na segunda-feira, juntando-se ao campeão dos US Open, Rafael Nadal. Conchita Martinez trabalhava com Garbine Muguruza quando ela conquistou o troféu de Wimbledon em julho deste ano, derrotando Venus Williams na final.

Foto: AFP Photo/Money Sharma


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar