Últimas Notícias

Com Carlos Nuzman na berlinda, dívida dos Jogos de 2016 deverá ficar impagável

A operação da polícia federal em conjunto com a justiça francesa sobre a suspeita de compra de votos para escolha do Rio para a sede dos jogos de 2016 pode prejudicar o pagamento da dívida  de 132 milhões que o comitê dos jogos ainda tem a pagar. Presidente do comitê, Carlos Arthur Nuzman buscava persuadir o COI a saldar a dívida, mas com a apreensão de seus passaportes, a quitação do débito via COI ficou mais difícil. As informações são do jornal 'Folha de S.Paulo'

A decisão de dar recursos a Nuzman é do comitê executivo do COI. Segundo a 'Folha', a discussão das pares estava encaminhada, mas a repercussão do caso de compra de votos abalou a negociação. Com isso é provável que a dívida da Rio 2016 fique impagável.

Antes da ação da polícia federal, Nuzman tinha um plano de demonstrar uma relação atualizada dos débitos e um plano de ação para abatê-los. Ele apresentaria esse plano na reunião do COI em Lima,que foi realizado entre os dias 11 e 16, mas com o confisco de seus passaportes abortaram a ideia.

Encurralados, o comitê dos jogos busca a retomada do diálogo com COI e pretende fazer uma reunião em vídeo conferência na primeira quinzena de outubro. Sem muitas esperanças de que o comitê olímpico libere as verbas, Nuzman busca acordos com a Prefeitura do Rio, o governo do estado do Rio e o governo federal para saldar a dívida.

Mas os três órgãos federais afirmaram que não farão repasses. A 'folha', o ministério dos esportes disse que não tem mais nenhuma ligação com o comitê Rio 2016. No contrato da cidade-sede, prefeitura e estado do Rio são obrigado a arcar com possíveis dívidas. O comitê tem que ser encerrado obrigatoriamente até o fim de 2023.

O impacto do suposto envolvimento de Carlos Arthur Nuzman na compra de votos para a escolha do rio como sede dos jogos causou mal-estar e membros do COI pedem sua suspensão imediata. Ele é membro honorário do COI e integra comissão dos jogos de Tóquio. Advogados de Nuzman alegam inocência de seu cliente e entraram com um habeas corpus para recuperar os passaportes confiscados.


Com informações de 'Folha de S.Paulo'
Foto: Leo Correa/AP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar