Últimas Notícias

한국에 오신 것을 환영합니다 - Bem vindo à Coreia

Por Juliana Trombini


   Sejam todos bem vindos a Coreia do Sul!

Semanalmente irei trazer curiosidades sobre este país que, apesar da distância, cada vez mais tem sua cultura inserida na nossa, sejam pelas músicas, modas, costumes e culinária. Mas antes, um pequeno resumo histórico e social para conhecer um pouco mais desde recente e rico Estado que possui apenas 98 anos.     

A República da Coreia, conhecida popularmente como Coreia do Sul, ou apenas Coreia, é uma das civilizações mais antigas, com registros desde o Paleolítico Inferior, o período mais antigo da pré-história humana.     

Localizada na Península da Coreia, faz fronteira apenas com Coreia do Norte. Durante toda sua história, passou por diversas guerras e saques, principalmente da China e do Japão. Em 1919, conquistou sua independência do Império japonês. Até 1945, existia apenas uma Coreia e a separação aconteceu após a ocupação soviética no território que hoje corresponde a Coreia do Norte. Uma das guerras mais violentas da história e que traz consequências até os dias atuais foi a Guerra da Coreia, com invasão do Norte sobre o Sul entre 1950 e 1953. Apesar de um armistício assinado, nunca houve um tratado de paz, tecnicamente ambas as Coreias ainda estão em guerra.


Todo esse passado, tanto distante como recente, envolvido com conflitos poderia ser a perdição para a Coreia do Sul, para que se tornasse um país com diversos problemas típicos de países de terceiro mundo, como conhecemos bem em nosso país. Logo após a Guerra da Coreia, deixou o país com níveis sociais e econômicos como um dos piores de toda a Ásia. Na década de 1970, por exemplo, as taxas de educação estavam semelhantes às do Brasil, porém foi realizado um investimento a longo prazo e muita disciplina, resultando em quase 100% da população formada no Ensino Médio e também no grande motor econômico do país e um dos principais exportadores de tecnologia de ponta.     

A capital chama-se Seul e sua região metropolitana é a segunda maior do mundo, com mais de 25 milhões de pessoas. Outras cidades importantes são Pusan, Taegu, Inch'on e Taljon. O idioma coreano é falado majoritariamente na Península da Coreia, porém há diversos grupos ocidentais de estudos principalmente no Brasil, Estados Unidos e Europa, devido à grande influência coreana nestes países.     

Diferente da sua vizinha, a Coreia do Sul possui como regime de governo a república presidencialista, ou seja, com presidente e primeiro ministro. Atualmente, esses líderes políticos são Moon Jae-in e Lee Nak-yeon, respectivamente. O Dia da Independência é comemorado 15 de Agosto e a moeda é o Won sul-coreano.




A religião foge um pouco do senso comum de que os asiáticos são majoritariamente budistas. No caso da Coreia, 47% da população afirmou não ter preferência religiosa, em segundo lugar ficou o cristianismo (protestantismo e catolicismo)com 29% ,em terceiro o budismo com 22% e, por fim, as demais religiões com 2%. Porém, em seu calendário oficial, há comemorações cristãs e budistas, como o Natal e Dia de Buda.

Um país com raízes tão antigas, mas com uma história recente de Estado, mesclando os valores dos nossos antepassados mais distantes com a modernidade e tecnologia do século XXI de forma harmoniosa. Está é a Coreia do Sul.

Fotos: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar