Últimas Notícias

Beisebol e Softbol tem chances enormes de continuarem olímpicos, diz presidente da Federação Internacional das modalidades.

As chances de beisebol e do softbol continuarem como esportes olímpicos aumentaram consideravelmente na última quarta-feira (13) depois que a cidade de Los Angeles foi premiada com os Jogos Olímpicos de 2028.

Os dois esportes, que foram excluídos
das Olimpíadas depois de 2008, terão um retorno único nos Jogos de 2020 em Tóquio - em um país onde são extremamente populares - depois que os organizadores solicitaram sua inclusão ao Comitê Olímpico Internacional ( COI).

Com a conquista de Los Angeles, a vida olímpica desses esportes pode ser estendida, visto que também são extremamente populares na cidade californiana. A federação Internacional responsável pelas modalidades, WBSC, também já trabalha para garantir a presença de ambas em Paris 2024.

"Este é um dia histórico para o movimento olímpico e um ótimo dia para beisebol e softball", disse o presidente do World Baseball Softball Confederation (WBSC), Riccardo Fraccari."A decisão do COI aumenta as chances de nossas modalidades de permanecerem no programa para além dos Jogos de Tóquio 2020".

Fraccari disse que o WBSC procuraria a inclusão oficial no programa de esportes de Paris e Los Angeles.

"Nosso primeiro passo nas próximas semanas será a comunicação ao COI e ao Comitê Organizador de Paris 2024 de como nossos esportes podem contribuir para Jogos espetaculares e para o desenvolvimento das modalidades na França e na Europa".

"O beisebol nos Estados Unidos é o passatempo nacional, enquanto na Europa, os números e a competitividade estão aumentando constantemente", disse ele à agência Reuters. O Comitê Olímpico Internacional está focado no apelo da juventude e com a crescente pegada global do esporte. Estou confiante de que não importa onde os Jogos Olímpicos sejam realizados, basebol / softbol fariam parte do programa de esportes olímpicos a partir de agora", disse ainda.

Basebol e softbol foram os primeiros esportes a serem retirados do programa olímpico em 69 anos, quando o COI votou para excluí-los em 2005, no qual não fizeram parte dos Jogos de Londres 2012 e posteriormente, após perderem a apelação em 2009, dos Jogos do Rio.

Tóquio terá cinco novos esportes, incluindo também karatê, skateboard, escalada esportiva e surf. Cada cidade anfitriã pode propor a inclusão de esportes que são populares em seu país para seus próprios Jogos.

Na foto, as equipes medalhistas do softbol em Pequim 2008, Japão, Estados Unidos e Austrália, pediam o retorno das modalidades já para os Jogos do Rio 2016, algo que para a infelicidade dos atletas não aconteceu.

Foto: Getty Images



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar