Últimas Notícias

Após desistência de Tonga, Samoa é anunciada como sede dos Jogos do Pacífico de 2019

Samoa foi anunciada nesta semana como sede dos Jogos do Pacífico de 2019. O país abrigará os Jogos após o anfitrião Tonga desistir oficialmente de sediar o evento, no último mês de maio. Apesar do curto espaço de tempo para a próxima edição Samoa e Guam se mostraram dispostos a receber as disputas e acabaram se enfrentando na decisão do Conselho dos Jogos do Pacífico (PCG). A decisão foi tomada pela Junta Executiva do PCG, que escolheu Samoa de forma unânime. 

Inicialmente três países apresentaram propostas de candidatura, mas o Taiti foi excluído por falta de garantias governamentais. Após a exclusão do Taiti o PCG revelou que o governo de Guam não seria capaz de entrar em acordo coma legislação do país a tempo, comprometendo assim o orçamento para os Jogos. Guam teria que comprometer um valor entre 5 e 8,5 milhões de euros para sediar o evento. O presidente do Legislativa, Benjamin Cruz, não apoiou o financiamento do governo para os Jogos, afirmando que o dinheiro poderia ser gasto em outras áreas prioritárias.

Dessa forma, o caminho para a vitória de Samoa ficou aberto. O país prometeu que asseguraria os custos de hospedagem dos jogos e que já possuía as instalações necessárias para a realização do evento em 2019.


"Samoa é um anfitrião experiente e recebeu eventos importantes recentemente como os Jogos do Pacífico Sul de 2007 e os Jogos da Juventude da Comunidade Britânica (Commonwealth) de 2015. O Conselho Executivo tem toda a confiança de que Samoa irá organizar outros Jogos do Pacífico muito bem-sucedidos em 2019”, disse o presidente do PGC, Vidhya Lakhan. Segundo ele o apoio financeiro e total do governo samoano foi fundamental na escolha da sede. Ele explicou ainda que o acordo para sediar o evento deve ser assinado dentro de dez dias entre o governo de Samoa, o PCG e a Associação dos Jogos do Pacífico (PGA).

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar