Últimas Notícias

Alex Ovechkin publica carta lamentando ausência nas Olimpíadas de PyeongChang 2018

A estrela russa do hóquei no gelo Alex Ovechkin publicou uma emocionante carta de desabafo após se esgotar todas as possibilidades de os jogadores que atuam na Liga Americana de hóquei (NHL) disputarem as Olimpíadas de Inverno de PyeonChang, em fevereiro do ano que vem.

A NHL, a Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIFH) e o Comitê Olímpico internacional (COI) não conseguiram chegar a um acordo para que os atletas que disputam a principal liga do mundo no esporte pudessem disputar as Olimpíadas na Coreia do Sul. A NHL se recusou a paralisar a temporada regular durante a disputa olímpica e se recusou a liberar seus atletas. É a primeira vez desde a edição de 1994 que os jogadores da liga americana ficam de fora dos Jogos.

Ovechkin sempre falou publicamente que iria disputar sua quarta edição de Olimpíadas, mesmo com a proibição da NHL, até que através da carta publicada pelo seu time Washington Capitals, o russo se resignou com a ausência nas Olimpíadas. "Nossos países agora não podem nos pedir para jogar nas Olimpíadas. Eu, meus companheiros de equipe e todos os jogadores que querem ir, todos perdem. Todos os fãs de hóquei perdem com esta decisão de não termos permissão para sermos convocados. Os jogadores da NHL jogando nas Olimpíadas é bom para o hóquei e é bom para as Olimpíadas. É uma merda que não estaremos lá para jogar!!”, disse o jogador em um trecho da carta.

O jogador de 31 anos disse ainda que não vai jogar pela Rússia porque o poder de decisão foi tirado dele. “Eu disse cada vez que eu era perguntado desde as últimas Olimpíadas que ninguém iria me dizer que eu não poderia jogar, porque meu país teria permissão para me perguntar. Agora, a IIHF e a NHL dizem que o meu país não tem permissão para pedir a ninguém na NHL para jogar e não há mais nada que se possa falar sobre", disse o jogador.

Os funcionários da IIHF e da NHL disseram no início deste mês que os dois órgãos trabalhariam de forma conjunta para não permitir que houvessem jogadores da NHL nas listas olímpicas dos países. A IIHF esperou por meses que um acordo pudesse ser acertado, ou pelo menos que fossem feitas exceções para jogadores da NHL de forma individual.

Mesmo com a ausência de Ovechkin, a Rússia ainda terá uma equipe forte, se comparada com seus adversários na disputa pelo ouro olímpico. A liga russa, KHL, que é a segunda maior liga do mundo, irá liberar os seus jogadores normalmente. Na KHL atuam jogadores consagrados, como o ex-NHL All-Stars Pavel Datsyuk e Ilya Kovalchuk.

 Leia a carta na íntegra de Ovechkin:

"Eu queria fazer esta declaração para que minhas palavras sejam claras e ninguém entenda mal o que estou dizendo. As Olimpíadas estão no meu sangue e todos sabem o quanto eu amo meu país. Desde que eu era criança e todo o tempo que joguei na NHL, jogadores da NHL jogaram nos Jogos Olímpicos. Nós nunca precisamos escolher entre nossa equipe e nosso país em toda a minha carreira. Eu amo o Capitals e os meus companheiros de equipe aqui tanto quanto eu amo meu país e eu sei que todos os outros jogadores da NHL sentem o mesmo por suas equipes. Não devemos estar em posição de fazer essa escolha.

Minha mãe foi duas vezes campeã olímpica e quando eu comecei a jogar hóquei eu sonhava que se eu tivesse chance de jogar para o meu país eu faria isso toda vez que eles me perguntassem. Desde que eu era adolescente, joguei para a equipe nacional júnior da Rússia sempre que me pediram. Desde que eu era bom o suficiente para jogar na Seleção Nacional adulta, sempre que me perguntaram, eu joguei. Quando eles me pediram para fazer parte da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos em Vancouver, antes de Sochi ter os Jogos Olímpicos, eu disse que sim, vamos fazer isso. Quando me pediram para ser Embaixador dos Jogos Olímpicos de Sochi, eu fiz isso. Quando eles me pediram para ir para a Grécia e ser o primeiro russo a levar a chama olímpica no caminho para Sochi, eu fiz isso. Quando me pediram para jogar na Copa do Mundo eu fiz isso. Tenho orgulho de ter conquistado com a equipe Junior e a seleção nacional o Campeonato Mundial, mas ainda não ganhamos a coisa mais importante. A medalha de ouro olímpica.

Eu vi as notícias esta semana e estou muito desapontado com o COI, com IIHF e a NHL por me colocarem e a todos os jogadores da NHL nesta posição quando alguns dos melhores jogadores do mundo não tiverem chance de jogar nos Jogos Olímpicos. Não é apenas sobre mim, mas todos os jogadores da NHL que querem jogar e têm a chance de ganhar o ouro para o seu país. Nossos países agora não podem pedir-nos para jogar nas Olimpíadas. Eu, meus companheiros de equipe e todos os jogadores que querem ir, todos perdem. Todos os fãs de hóquei perdem com esta decisão de não termos permissão para sermos convocados. Os jogadores da NHL jogando nas Olimpíadas é bom para o hóquei e é bom para as Olimpíadas. É uma merda que não estaremos lá para jogar!!

Eu disse cada vez que eu era perguntado desde as últimas Olimpíadas que ninguém iria me dizer que eu não poderia jogar, porque meu país teria permissão para me perguntar. Agora, a IIHF e a NHL dizem que o meu país não tem permissão para pedir a ninguém na NHL para jogar e não há mais nada sobre o que falar. Eu venho falando com Ted sobre isso desde o último ano e ele me apoia, está as minhas costas e entende o que eu quero fazer se me permitirem ser convidado a ir (aos Jogos Olímpicos). Eu e minha família agradecemos por seu apoio.


Não há nada como os Jogos Olímpicos. Ainda é o meu sonho ganhar uma medalha olímpica de ouro para o meu país. Espero que as coisas mudem e todos nós tenhamos a oportunidade de voltar em 2022. O que é mais importante lembrar é que as crianças têm muitos sonhos. Meu foco, como sempre é nesta época do ano, é em meu outro sonho de criança, tentar vencer a Stanley Cup. Estou entusiasmado, o camping de treinamento começou em Washington e o tempo para falar está pronto. Nós só temos que ir e fazer, e vou me esforçar ao máximo para ajudar meus companheiros de equipe a ganhar como eu faço todos os anos desde que cheguei à NHL".

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar