Últimas Notícias

Agências nacionais antidoping exigem banimento da Rússia dos Jogos de Pyeongchang 2018

Cada vez mais próximo dos Jogos Olímpicos de Inverno, em PeyongChang e ainda enfrentando investigações sobre escândalos de esquemas antidoping, a Rússia está sofrendo pressões de agências antidopagem para ser banida da por completo da Olímpiada que começa em fevereiro. Ao todo, dezessete organizações nacionais fazem tal exigência.

Menos de cinco meses antes do início dos Jogos Pyeongchang, o grupo disse que a recusa do Comitê Olímpico Internacional (COI) de responsabilizar a Rússia por um dos maiores escândalos da história do esporte, "enfurece os atletas limpos e o futuro do movimento olímpico ".

O grupo, que inclui as agências antidoping do Reino Unido e dos EUA, disse que o país deve ser punido "pela corrupção comprovada dos Jogos de Sochi 2014 e pelo fracasso contínuo em suas obrigações de limpar o esporte".

Eles também advertiram que tem "duvidas sérias" de que Pyeongchang 2018, que acontece de 9 a 25 de fevereiro, sejam Jogos limpos. No ano passado, um relatório independente encomendado pela Agência Mundial Antidopagem (Wada) encontrou evidências de doping patrocinado pelo Estado na Rússia, para o qual o COI ainda não decidiu sobre sanções.

Duas comissões criadas em dezembro ainda não concluíram investigações, com a especulação de que a Rússia poderia enfrentar uma multa pesada e escapar de uma proibição.

O vice-presidente do COI, John Coates, disse que "as comições estão atuando o mais rápido possível, mas precisava reunir todas as evidências".

"Nós adoraríamos que tudo isso fosse concluído com bastante antecedência de Pyeongchang e ainda espero que seja", disse ele que também desconsiderou a informação de que poderá deixar a Rússia sem suspensões mas com uma multa."Isso não está certo. Queremos que isso aconteça o mais rápido possível, queremos lidar com o que aconteceu no passado e ter certeza de que isso não aconteça novamente", acrescentou Coates.

Após a Assembleia do COI, a expectativa é de que em breve alguma posição seja tomada pela entidade. A imprensa internacional especula que não haverá banimento total da delegação russa e sim autorizações ou proibições individualmente para os atletas.

Áustria, Austrália, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Japão, Países Baixos, Nova Zelândia, Noruega, Singapura, Suécia, Reino Unido, EUA, além do Instituto de Organizações Nacionais Antidoping (NADO), são as agências nacionais antidoping que querem uma completa suspensão russa. 

Foto: Getty Images 




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar