Últimas Notícias

Wayde van Niekerk pede respeito após ser acusado de participação em suspensão de Makwala do mundial

Após Usain Bolt anunciar que não iria correr os 200 metros no Campeonato Mundial de Atletismo disputado em Londres, dois nomes passaram a figurar como favoritos para a medalha de ouro na competição. O sul-africano Wayde van Niekerk, medalhista de ouro no Rio 2016 na prova dos 400 metros, e o botsuanês Isaac Makwala, dono da melhor marca no ano, passaram a ser a apostas certas para levarem o título de campeão dos 200 metros. Condição que foi ainda mais reforçada após o canadense Andre De Grasse desistir do mundial por lesão. Entretanto, não foi o que aconteceu na final disputada no dia 10, quinta-feira. De forma surpreendente, o turco Ramil Guliyev acabou desbancando os favoritos e levando o ouro na prova com a marca de 19.19 segundos. Van Niekerk acabou com a medalha de prata e Makwala terminou em sexto lugar. Além de perderem a prova, um enorme mal-estar se formou entre os dois durante o mundial.

Tudo começou após Makwala ter sido um dos atletas atingidos por uma virose que deixou muitos atletas na capital britânica com problemas estomacais. Como resultado da enfermidade, Makwala acabou recebendo uma quarentena por determinação da organização do mundial, que temia ser contagioso o que causou a doença nos atletas. Assim, Makwala foi impedido pela IAAF de disputar os 400 e as eliminatórias dos 200 metros.

Revoltado com a decisão, Makwala disparou para todos os lados, acusou a IAAF de não ter realizado nenhum exame para confirmar o que teria causado os problemas estomacais e contra a organização do evento que, segundo ele, não tomaria a mesma decisão se os envolvidos fossem Usain Bolt e Mo Farah. E também sobrou para Wayde van Niekerk. Makwala afirmou que a decisão de retira-lo dos 200 metros era uma tentativa da IAAF de abrir o caminho para o ouro do sul-africano. Pouco após as declarações, Makwala, que já havia cumprido a quarentena, foi autorizado a correr sozinho em uma raia tendo a missão de fazer um tempo menor do que 20.53 segundos para avançar para as semifinais. Ele conseguiu 20.20 e passou para a fase seguinte.


Logos após a final dos 200 metros, um emocionado Wyade van Niekerk deu entrevista e se disse magoado com as declarações de Makwala. Com os olhos marejados, também pela irritação de ter perdido a prova, Niekerk negou que tivesse qualquer relação com a decisão da IAAF de deixar o velocista de Botsuana de fora da prova. Ele afirmou que sempre manteve um enorme respeito por Makwala, e que as declarações de um suposto favorecimento por parte da IAAF o deixou chateado. “Eu estive fazendo excelentes performances nos últimos dois anos, então eu acho que eu mereço muito mais respeito dos meus concorrentes. Eu quero competir e não estou aqui para fazer amigos, então eu aprendi uma ótima lição, me concentrar e não deixar que as coisas negativas me afetem " assegurou o medalhista de prata.

Foto: Sebastien Nogier/EPA


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar