Últimas Notícias

UCI promete ajudar o COI para criação de autoridade independente para testes antidoping

O presidente da União Internacional de Ciclismo (UCI), Brian Cookson, revelou que a confederação concordou em ajudar o COI a criar a Autoridade de Testes Independentes anti-doping (ITA).

Os planos para a criação da ITA, que assumiu o controle anti-doping de todas as competições importantes foram aprovados pela junta executiva do COI, o plano é que a ITA seja lançada antes mesmo dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang 2018, a expectativa é que a ITA tenha o controle anti-doping de todos os esportes, substituindo as federações internacionais.

As responsabilidades principais envolverão testes antidoping fora e dentro das competições mas tarefas adicionais podem ser realizadas caso necessário como a análise do passaporte biológico dos atletas.

A UCI inicialmente não se interessou pela ITA por ter um programa antidoping eficiente mas Cookson disse que concordou em ajudar o COI, o britânico acredita que a ITA pode utilizar os conhecimentos da UCI.
"Falamos sobre o progresso que fizemos no ciclismo e falamos sobre a Comissão de Reforma Independente de Ciclo e o trabalho do CADF", disse Cookson.

"Ele [Bach] estava ciente de tudo isso, é claro."

"Ele me perguntou se gostaríamos de nos envolver em assessorar e ajudar a configurar o ITA, de modo que outros esportes talvez possam aprender com as lições que tivemos que aprender.

"Não estou dizendo que nosso exemplo funcionará para todos os esportes, mas temos algumas lições importantes que aprendemos, que podem ser inseridas nesse processo."

"Ele vai criar um grupo de trabalho e estaremos ajudando através do CADF e da estrutura de gerenciamento do UCI".

O ITA será sediado na Suíça e terá um conselho de 5 pessoas, dessas 5 pessoas duas serão "independentes" e uma será um representante sem voto da WADA.

As federações pagarão montantes variáveis, dependendo do apoio recebido. Das 28 federações internacionais dos esportes de verão, 22 concordaram em ajudar o ITA.

Foto:COI

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar