Últimas Notícias

SurtoRetrô do Rio 2016 - 04 de Agosto

Na véspera da abertura dos Jogos Olímpicos, a expectativa do que seria apresentado para o mundo no dia seguinte durante a cerimônia inaugural tomava conta até mesmo dos mais calmos e serenos torcedores. A tocha olímpica estava na cidade maravilhosa, a maioria dos atletas já se encontrava em solo carioca e as lentes e câmeras do mundo inteiro apontavam para um só lugar, o Rio de Janeiro.

Quinta- Feira, 04 de agosto de 2016.

Que Neymar é o atleta brasileiro em atividade mais famoso no mundo, não há quem duvide. Que o craque carregava sobre os ombros o peso e a cobrança de um título importante com a seleção após o fracasso na Copa do Mundo de 2014, mesmo que não tenha jogado o fatídico 7 x 1, isso quase ninguém contestava. Mas, um ano antes de viver a transação mais cara da história do futebol mundial, entre o Barcelona e o Paris Saint German por 222 milhões de euros, o "menino da vila" liderava - sob muita pressão pública - a seleção brasileira de futebol em busca do inédito ouro olímpico.

A estréia não poderia ter sido mais desanimadora. Pelo grupo A, a seleção anfitriã recebeu a África do Sul no estádio Mané Garrincha em Brasília, com um público de 69.389 pessoas que se frustrou após o sem graça 0 x 0 apresentado, resultado que também não foi bem recebido pela mídia. Outro jogo disputado no grupo, Iraque x Dinamarca, também terminou com o mesmo placar. Quem foi no estádio da capital federal naquela tarde, não viu nenhum gol.

Pelo grupo C, dois carrascos dos brasileiros se enfrentaram na Arena Fonte Nova, em Salvador. O México, então campeão olímpico ao vencer o Brasil na final de Londres, e a Alemanha - bom, aqui não é necessário falar mais nada - se enfrentaram e terminaram também com um empate, desta vez com dois gols para cada lado. Ainda pelo grupo, a Coréia do Sul demonstrou que queria conquistar uma segunda medalha olímpica seguida, após o bronze em Londres 2012, ao golear a seleção de Fiji por 8 x 0.

No Rio, Honduras e Argélia terminaram em um bom 3 x 2 na abertura do grupo D. Mais tarde pela mesma chave, vitória de Portugal sobre a Argentina (2 x 0). Finalizando a estreia do futebol masculino, a Arena da Amazônia recebia o grupo B. Colômbia, praticamente em casa, empatava com a Suécia em 2 x 2. No jogo de fundo, Nigéria venceu o Japão em uma partida com 9 gols, 5 x 4 para os africanos.

Quanto a mim, desembarcava naquela manhã na Rodoviária do Rio. Acho que foi no mínimo a vigésima vez que pisava naquele terminal maluco, com informações precárias para turistas e com taxistas quase te obrigando a entrar dentro do carro deles, mas já havia acostumado, assim é a boa e velha cidade maravilhosa, que desta vez também respondia pela alcunha de cidade olímpica.

Nem Copacabana, nem Ipanema ou Cristo, meu primeiro dia no Rio olímpico foi em frente à TV, assistindo desde a "xoxa" partida do Brasil no futebol masculino à programação imperdível dos canais esportivos, confabulando ainda com os amigos sobre o que eles acharam do sorteio das chaves do judô. Tive a sorte de fazer muitos amigos que também amavam o movimento olímpico, estava hospedado na casa de um deles, o Luiz, e nesse dia só queríamos mesmo tentar comparar nossas extensas programações para os dias a seguir.

Confira agora o depoimento de Bruno Vieira, editor do Surto Olímpico, sobre o futebol no dia antes da abertura olímpica! 

Por Bruno Vieira


Há um ano o futebol masculino dava o seu pontapé inicial nos Jogos Olímpicos Rio 2016, um dia antes da abertura oficial do maior evento esportivo do planeta, como um bom apaixonado pelas Olimpíadas eu já estava ansioso para a abertura oficial do evento. 

 Minha jornada do dia começou assistindo em casa Brasil x África do Sul, o Brasil até começou o jogo bem mas aos poucos o time sul-africano foi crescendo no jogo e deu alguns sustos na seleção canarinha, o decepcionante resultado e desempenho do Brasil fez o time sair vaiado de campo no estádio Mané Garrincha. 

No segundo tempo os dois times pouco criaram e o decepcionante zero não saiu do placar, o Brasil não começava bem sua caminhada rumo ao inédito Ouro Olímpico. Ao fim da noite minha saga foi assistir ao animado Nigéria 5x4 Japão que foi disputado na Arena da Amazônia, o grande destaque do jogo foi o atacante Oghenekaro Etebo que fez 4 dos 5 gols da vitória nigeriana, curiosamente depois de seu dia de goleador Etebo não fez mais nenhum gol na Olimpíada. 

Ficava para os próximos dias a expectativa de muita resenha no colégio com os amigos do que aconteceu no dia das Olimpíadas e de esperança de mais inspiração da seleção brasileira de futebol masculino.



Foto: EFE/ Fernando Bizerra Jr. 






0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar