Últimas Notícias

Surto História - Como surgiram os Jogos Olímpicos de Inverno

Cerimônia de Abertura em Chamonix-1924

A primeira competição multi-esportiva dedicada aos esportes de inverno na história foi a disputa dos chamados "Jogos Nórdicos", realizados na Suécia no ano de 1901. Organizado pelo general local Viktor Balck, a competição multi-esportiva foi organizada dali, e até 1905, era organizada dois em dois anos. A partir daí, foram de 4 em 4 até o fim, em 1926. Este é considerado o "embrião" da Olimpíada de Inverno.
Viktor Balck, o pai da Olimpíada de Inverno

Balck era membro do Comitê Olímpico Internacional e amigo pessoal do presidente Pierre de Coubertin, o pai da Olimpíada tradicional. O sueco tinha o sonho de ver esportes característicos do inverno em disputa na Olimpíada realizada por Coubertin. Até que em 1908, a patinação artística teve lugar na 1ª edição olímpica realizada em Londres.

Três anos depois, o italiano Eugenio Brunetta teve a ideia fazer a "semana dos desportos de inverno", que faria parte da Olimpíada de 1912 em Estocolmo, Suécia. Porém, a organização barrou a ideia, alegando que isso poderia esvaziar os locais "Jogos Nórdicos" e também, não teriam locais de competição suficientes para que as disputas acontecessem.

Cartaz dos Jogos Nórdicos de 1901
O sonho da Semana de Inverno ficou para 1916, em Berlim. Mas o mundo estava no auge da Primeira Guerra Mundial, e por consequência do cancelamento da Olimpíada, também não tivemos a tal Semana de Inverno, e o sonho de Balck era mais uma vez adiado.

Após o fim da guerra, em 1918, tivemos a edição olímpica de Antuérpia (BEL), em 1920. E ali, tivemos dois esportes de gelo em disputa, o hóquei e a patinação artística. Porém, somente em 1921, durante congresso do COI, nasceu a ideia dada por Eugenio Brunetta, a da Semana de Inverno, apesar da oposição de Pierre de Coubertin, que achava os esportes de inverno algo bastante elitista, que o objetivo dos Jogos Olímpicos era o de atrair toda e qualquer pessoa, independente de classe social. Mesmo assim, a ideia foi à frente, e em 1924, tivemos a primeira edição olímpica de inverno, em Chamonix, na França, ainda chamada de 'Semana de inverno'. 

 Após o sucesso da 1ª "Semana de Inverno", o COI oficializou que a cada quatro anos, teríamos Jogos Olímpicos de Inverno, separados da organização dos de Verão. E oficializou também que Chamonix-1924 era a primeira edição dessa Olimpíada de Inverno. A partir daí, de quatro em quatro anos, e nos mesmos anos da Olimpíada, tivemos Jogos Olímpicos de Inverno. Em 1986, o COI determinou que a Olimpíada de Inverno seria realizada em anos diferentes dos de Verão. A "separação definitiva" aconteceu em 1994, na edição realizada em Lillehammer (NOR).


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar