Últimas Notícias

Secretário de Alto Rendimento faz visita técnica nas instalações olímpicas de Deodoro e debate plano de utilização dos espaços

O secretário Nacional de Alto Rendimento, Rogério Sampaio, participou, nesta quinta-feira (10.08), de reunião com o general do Exército Jorge Antonio Smicelato, no Forte São João, na Urca, no Rio de Janeiro. A equipe comandada pelo general detalhou o plano de utilização dos equipamentos esportivos do Exército localizados no Parque Olímpico de Deodoro, na capital fluminense. Após apresentação, Smicelato comandou visita técnica na Arena da Juventude e nos centros nacionais de Tiro Esportivo, de Hipismo, de Pentatlo Moderno e de Hóquei sobre a Grama.

Durante o encontro, Rogério Sampaio lembrou que os equipamentos dos Jogos Rio 2016 voltaram à utilização e foram abertos ao público menos de seis meses após os Jogos Paralímpicos, pois existe um período pós-evento que o Comitê Organizador desmonta as estruturas provisórias dos locais de competição. "Agora, caminhamos para que as instalações entrem em funcionamento na sua plenitude", frisou secretário.


"O dia de trabalho foi muito proveitoso porque tenho certeza que tivemos a oportunidade de mostrar para o Ministério do Esporte a nossa condução, controle e preocupação que temos em dar um destino nobre para as instalações que recebemos de legado dos Jogos", explicou o general Smicelato.

Para Rogério Sampaio, todo recurso destinado para o desenvolvimento esportivo por meio das Forças Armadas tem a segurança de que será bem aplicado. "Dentro do Ministério do Esporte eu já tinha recebido informações sobre a realidade do Parque Olímpico de Deodoro. Logicamente, vindo pessoalmente e recebendo toda apresentação que recebi do general a gente consegue ter noção maior de alguns problemas e, o principal, encontrar soluções. Queremos que equipes locais e nacionais utilizem cada vez mais as instalações para treinamento e competições importantes", completou.

Entre as instalações de Deodoro, o Centro Nacional de Tiro Esportivo e o de Hipismo são as mais frequentadas por atletas profissionais e admiradores do esporte. Um acordo de cooperação com a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, por exemplo, garante que o local que recebeu os principais atletas do mundo esteja acessível e receba diariamente atletas civis e técnicos para treinamentos, além de atletas militares.

A instalação recebeu ao menos um evento oficial por mês, desde fevereiro de 2017, além de ser utilizada para treinamento por atletas como o medalhista olímpico Felipe Wu, prata nos Jogos Rio 2016. Além do alto rendimento, o local recebe também escolinhas de tiro, filiadas a confederação, voltada para iniciação esportiva.

A próxima grande competição no espaço será realizada em setembro. O Campeonato Sul-Americano de tiro esportivo vai reunir cerca de 300 atletas do continente, com provas em todas as disciplinas olímpicas e paralímpicas de tiro. O evento será realizado entre os dias 1 e 10 de setembro.

"Entendemos que o país passa por uma dificuldade e temos que apertar o cinto na utilização de recursos para ajudar o país. Assim, tenho certeza de que o secretário sai daqui seguro de que o comando do Exército tem zelo com os recursos públicos e a gestão do legado está sendo bem empregado", analisou o general.

Futuras parceiras

Durante reunião no Forte São João, o general detalhou a utilização das instalações esportivas no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX), na Urca, abrindo possibilidade para futuras parcerias na utilização do local para o esporte brasileiro. "A visita também permitiu ao secretário identificar oportunidades de trabalho conosco no Centro de Capacitação Física do Exército, não só na parte do legado, mas também na parte de pesquisa para trabalhar com atletas de alto rendimento, na parte de educação nos cursos que temos disponíveis. Tenho certeza de que o resultado dessa reunião foi positivo", finalizou Smicelato.

Foto: Rede do Esporte


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar