Últimas Notícias

Referência, CCFEX é um dos principais herdeiros do legado dos megaeventos realizados no Brasil

Com uma história que remonta ao nascimento da cidade do Rio de Janeiro, a Fortaleza de São João é dos patrimônios da capital fluminense. Ali funciona o Centro de Capacitação Física do Exército – CCFEX, um dos grandes polos de desenvolvimento do esporte brasileiro, com estrutura à disposição de atletas de várias modalidades na preparação visando aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.


Localizado na Urca e margeado pelo Pão de Açúcar, o CCFEX é um dos legados dos megaeventos esportivos no Brasil. Depois do papel relevante que teve durante a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, o local se tornou referência para atletas do alto rendimento de esgrima, vôlei, judô, tiro esportivo e vela, que usam as instalações em treinos periódicos.

Nos últimos anos, o CCFEX teve a estrutura modernizada para servir de base para treinamentos durante a Copa e no período que antecedeu aos Jogos Rio 2016. Para o Mundial da FIFA, serviu como Centro de Treinamento para a seleção da Inglaterra. O campo de futebol foi reformado e recebeu a mesma grama do Maracanã. A pista de atletismo ao redor do gramado teve o piso substituído por um de padrão aprovado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

O processo iniciado com a Copa do Mundo, quando o CCFEX ganhou ainda novos equipamentos de musculação, foi ampliado para os Jogos Rio 2016. No período de preparação para os Jogos, o CCFEX passou por reforma não só nas instalações esportivas, mas em toda a estrutura do local.

“O legado olímpico não se restringe a essa área”, explica o coronel Bottino, sub-chefe do CCFEX.  “Na verdade, o principal legado está em Deodoro”, prossegue, referindo-se à região militar localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, que integra o CCFEX e recebeu competições durante os Jogos Rio 2016.

“Aqui na Urca, recebemos o Time Brasil (nome da delegação brasileira que disputou as Olimpíadas) para treinamentos com diversas modalidades, entre elas o tiro esportivo, a vela, o vôlei de praia, o vôlei, o handebol, as lutas associadas e o boxe”, recorda. Ele destaca ainda que o CCFEX foi estratégico na ocasião por ter sido ponto de distribuição dos uniformes de toda a delegação verde e amarela durante as Olimpíadas do Rio.

Estrutura de ponta
Além do campo de futebol e da pista de atletismo, o CCFEX conta com enorme dojô que pode ser usado para atividades de judô e lutas associadas. Dois ginásios cobertos, uma moderna academia de musculação com dois pavimentos, duas quadras poliesportivas abertas, duas quadras de tênis, um centro de esgrima com duas salas equipadas com pistas e placares eletrônicos, quatro quadras de vôlei de praia e uma marina completam a estrutura esportiva do Centro de Capacitação Física do Exército na Urca.

Em 2015, o CCFEX foi palco de duas competições internacionais importantes: o Mundial de Taekwondo e da Copa do Mundo de Esgrima. De lá para cá, diversos treinamentos têm sido realizados no local.


Além da seleção inglesa na Copa do Mundo, o CCFEX abriu suas portas em 2015 para que a delegação japonesa de judô, com um time repleto de campeões mundiais e olímpicos, participasse de treinamentos com atletas brasileiros às vésperas dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, e ainda recebeu a equipe feminina de handebol da Noruega, que treinou no local antes dos Jogos Olímpicos. 

“Fizemos obras de infraestrutura, de logística e estruturais para receber bem os atletas e para que eles pudessem treinar com a qualidade que os Jogos exigem”, ressalta o coronel Bottino. “Houve melhorias nos alojamentos, no refeitório, substituímos os cabos antigos por fibras óticas nos cabeamentos de TI (tecnologia de informação), reformamos a parte de iluminação e até a rede de água e esgoto. As salas de musculação, de fisioterapia e nossos laboratórios de pesquisa também foram usados no período que antecedeu aos Jogos Rio 2016”, detalha o coronel. “O CCFEX é hoje uma referência que os atletas têm na preparação para os Jogos de Tóquio 2020, se o COB (Comitê Olímpico do Brasil) assim desejar”, emenda.

Michael Phelps
O legado do Rio 2016 não se restringe às reformas e equipagem do CCFEX no período pré-Jogos. Em breve, o local contará com uma nova estrutura esportiva que terá uma ligação com a maior lenda olímpica de todos os tempos. O CCFEX herdou a piscina do Estádio Aquático do Parque Olímpico, utilizada nas provas de natação que consagraram o norte-americano Michael Phelps como o maior atleta olímpico da história.

O norte-americano, que disputou cinco edições dos Jogos – Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016 –, é dono de 28 medalhas: 23 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze, sendo, disparado, o atleta mais premiado em Olimpíadas entre todas as modalidades.

“A piscina na qual o Phelps nadou será instalada aqui. Estamos no processo de adaptação do espaço onde ela será instalada e, no futuro, ela se tornará um local de treinamento para atletas do alto rendimento”, adianta o coronel Bottino.

Competições internacionais
Para o presidente da Confederação Brasileira de Esgrima, Ricardo Pacheco Machado, a importância do CCFEX para sua modalidade é indiscutível. “Temos esse convênio com aquele espaço que é muito bom. Lá são realizadas diversas atividades, não só da confederação. Um exemplo são os cursos de mestre d’armas, que são depois revertidos em benefícios para a esgrima brasileira. Militares de alto rendimento também treinam lá e todos se beneficiam da estrutura, que é maravilhosa”, afirma Ricardo.

“O que temos no CCFEX para a esgrima é moderno, em um nível bem semelhante ao que foi usado nas Olimpíadas. Nós trabalhamos com equipamentos de ponta, tanto que ali podem ser realizadas competições chanceladas pela federação internacional sem problema algum. Tudo ali é homologado e em condições de uso para competições internacionais de alto rendimento”, prossegue o dirigente.

Quem também ressalta a importância da parceria com o CCFEX é Ney Wilson Pereira, gestor de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

“Sem dúvida essa parceria com as Forças Armadas é positiva para o judô brasileiro. No Rio, quando há necessidade de realizarmos treinamentos e concentrações com a seleção brasileira podemos contar com a estrutura tanto do Cefan (Marinha), quanto do CCFEX, que tem um dojô amplo, confortável, climatizado em um dos cartões postais da cidade, além da estrutura de alojamento que oferece um ambiente ideal para que os atletas possam se preocupar apenas em treinar e descansar”, elogia o dirigente da CBJ.

Ele lembra ainda que as opções vão além dos treinamentos com os atletas brasileiros. “Promovemos seminários de capacitação dos técnicos militares e também recebemos delegações estrangeiras, como a equipe olímpica masculina do Japão que queria vir ao Brasil antes dos Jogos Olímpicos para conhecer o Rio e treinou no CCFEX”, destaca Ney Wilson. 

Fotos: Exército Brasileiro

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar