Últimas Notícias

Quênia deve eleger em breve novo presidente de seu Comitê Olímpico

Após ter sua eleição suspensa às vésperas da votação no início de maio, o Comitê Olímpico do Quênia (NOCK) enfim poderá eleger seu novo líder. O Comitê entrou em acordo com as federações nacionais que barraram na justiça a eleição e agora o órgão que gere os esportes olímpicos do Quênia já sinaliza com uma nova votação.

As eleições para o comitê queniano estavam agendadas inicialmente para o dia 05 de maio, mas a entidade havia proibido as federações de taekwondo, ciclismo e badminton, de participarem da eleição, tanto indicando candidatos como sendo membros votantes. Os representantes do taekwondo não concordaram com a decisão do NOCK e resolveram recorrer à justiça O presidente da confederação de taekwondo, Stephen Soi, é acusado de estar envolvido, juntamente com outros três dirigentes ligados ao NOCK, no desaparecimento de materiais e verbas que eram destinados aos atletas que competiram no Rio de Janeiro durante as Olimpíadas. Soi era o chefe da delegação do país.No entanto, o motivo alegado para a suspensão dos dirigentes do taekwondo seria a intensa disputa interna pelo poder da presidência da confederação.

A turbulência no Comitê do Quênia é grande e se arrasta desde o ano passado, durante a preparação para os Jogos Olímpicos no Rio. Estima-se que mais de 800 mil dólares destinados aos atletas que se preparavam para os jogos foram desviados. Vários kits com materiais esportivos da Nike, destinados à delegação do país, também foram desviados. Stephen Soi, juntamente com o ex-secretário-geral do NOCK e outros dois dirigentes tb ligados a entidade foram acusados de roubarem o material. O Comitê Olímpico Internacional passou a pressionar o NOCK para que o imbróglio fosse resolvido o mais rápido possível, e que novas eleições buscando mudanças fossem realizadas rapidamente. O COI ameaçou por diversas vezes a entidade de expulsão caso não se chegasse logo a uma definição. O repasse de verbas por parte do COI ao Comitê do Quênia foi suspenso até que se escolha um novo presidente.

Para que a eleição possa se realizar, o Tribunal de Justiça de Nairobi pediu que o NOCK e a Federação de Taekwondo entrassem em um acordo extrajudicial. E é justamente isso que está próximo de acontecer. O NOCK permitiu que a Confederação de Taekwondo pudesse participar das eleições, e em troca o Confederação de Taekwondo deve se retirar do caso que corre na justiça. “Estamos prontos para retirar o caso e vamos fazer isso hoje (ontem). Estamos muito satisfeitos com nossas condições. Estamos pedindo que todas as associações possam participar das pesquisas”, afirmou George Wesonga, secretário-geral da Confederação de Taekwondo.


Assim como na primeira eleição que foi cancelada, o ex-corredor e atualmente membro do COI, Paul Tergat, deve assumir a presidência do NOCK no lugar de Kipchoge Keino, que esteve à frente do Comitê Olímpico do país por mais de 20 anos. Paul Tergat, que é um dos maiores nomes da história das provas de fundo, com duas pratas olímpicas nos 10000 metros e outras três medalhas mundiais na mesma prova, é o candidato único na disputa. A data da nova eleição deve ser decidida até o final dessa semana.

Foto:Tracy Benta


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar