Últimas Notícias

Presidente da Federação Russa de Atletismo surpreende ao pedir desculpas por casos de doping

Na reunião do Congresso da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) realizado na quinta-feira um dos momentos mais aguardados era o pronunciamento do presidente da Federação Russa de Atletismo (RusAF). Dmitry Shlyakthin falaria sobre o que a Rússia, juntamente com sua federação esportiva e a agência antidopagem do país, estavam fazendo para cumprir o acordo com a IAAF na correção de seu sistema antidopagem, que há dois anos foi posto em cheque com a revelação de um esquema gigantesco, envolvendo até participação estatal, de falsificação de testes positivos de doping. A fala do ministro tinha como principal objetivo tentar convencer os mais de 160 membros da IAAF a votarem a favor do retorno da Rússia às competições internacionais de atletismo. Mas o discurso de Dmitry foi além do esperado e acabou surpreendendo a todos, com direito a um pedido de desculpas por todo o escândalo.

Até as vésperas da reunião do Congresso da IAAF a Rússia era reticente em reconhecer o esquema de doping do país, com negativas feitas até mesmo pelo vice-primeiro-ministro Vitaly Mutko Mas durante o pronunciamento de Dmitry, um primeiro passo nesse reconhecimento foi dado. Diante dos delegados da entidade, Dmitry falou sobre as dificuldades encontradas ao assumir o comando da RusAF, que havia perdido a maior parte de seus diretores envolvidos no esquema, e do que encontrou na federação. "Como vocês sabem, como resultado do escândalo de doping em 2015, a diretoria da RusAF renunciou e fui eleito como o novo chefe da Federação com o poder até 2020. Na verdade, quando mergulhei na situação que se desenvolveu nos últimos anos no atletismo russo, fiquei chocado com o uso de doping por atletas, a dissimulação dos resultados dos testes de doping, a corrupção e a extorsão da liderança anterior da RusAF e da IAAF” afirmou o ministro.

Shlyakthin reconheceu que embora difícil, a decisão de suspender a Rússia das competições de atletismo foi acertada. “A suspensão dos atletas russos de todas as competições internacionais foi uma decisão difícil, mas nós aceitamos isso, pois entendemos a inevitabilidade de tal passo e a necessidade de dar um basta no doping e na corrupção” garantiu. Dmitry ainda admitiu que muitas medalhas conquistadas pelos russos foram ganhas através de doping, e fez um pedido de desculpas diretamente aos atletas limpos de ouras nações que foram afetados por isso.  "Eu gostaria de pedir desculpas a todos os atletas que receberam as medalhas de ouro e prata. Em nome da nova direção da RusAF, gostaria em primeiro lugar de trazer minhas desculpas aos atletas cujas vitórias foram roubadas de maneira desonesta. Mas a verdade triunfou e os atletas limpos devem saber que valorizamos seu trabalho e vitórias. Que o atletismo é um esporte limpo e todas as vitórias são merecidas ", garantiu.

Recentemente a Agência Mundial Antidoping (WADA) havia afirmado que a Rússia deveria aceitar como verdadeiro o relatório da entidade sobre o esquema de doping do país. A linha também era seguida por Rune Andersen, presidente do grupo independente que trabalhou na investigação do caso. Na segunda-feira (31 de julho), após reunião do conselho da IAAF, Andersen disse que a Rússia precisava demonstrar mais remorso antes que pudessem reconsiderar a reintegração do país nas competições da IAAF, mas reconheceu que o país estava no caminho certo para corrigir os seus erros. Na reunião do Congresso, Andersen voltou a destacar os esforços russos e teceu elogios a Dmitry Shlyakhtin. "É justo dizer que o caminho nem sempre foi completamente suave. Houve alguns solavancos ao longo do caminho, geralmente sob a forma de declarações políticas ou intervenções que não foram inteiramente úteis” assegurou Andersen. Quero prestar homenagem a Dmitry Shlyakhtin e aos colegas que ele trouxe com ele quando foi eleito presidente da RusAF no início de 2016. Dmitry entende claramente a necessidade de mudar a cultura de doping que existia no atletismo russo no passado. Ele entende o dano que a cultura custou aos atletas limpos em todo o mundo, como demonstra a desculpa que ele acabou de estender para todos aqueles que foram trapaceados” concluiu Andersen, destacando a importância desse reconhecimento dos casos de doping feito por Dmitry.
Tanto Dmitry quanto Andersen concordaram que o trabalho conjunto entre a IAAF e a nova RusAF estão sendo determinantes nas correções dos problemas e na garantia de que os mesmos não venham a ocorrer novamente. "Por mais de 20 meses, em cooperação com a Força-Tarefa da IAAF, sob a presidência de Rune Andersen, estamos fazendo todo o possível para garantir que isso não aconteça novamente no Atletismo russo. Nosso principal objetivo é fazer todo o possível para garantir que nossos atletas estejam limpos” assegurou o dirigente russo.


Apesar dos pedidos de desculpas feitos pelo presidente da RusAF, a maioria esmagadora dos delegados presentes no Congresso da IAAF votaram pela manutenção da suspensão russa no esporte. Foram 166 votos favoráveis para a manutenção da suspensão da Rússia e apenas 21 contrários a ela. Entres os países que votaram favorável ao retorno dos atletas russos estão a Jamaica, Romênia, Coréia do Norte, Síria, Peru, Panamá, Jordânia e Líbano. A RusAF e o Ministério dos Esportes da Rússia lamentaram a decisão da manutenção da punição, mas destacaram que o fato de terem nações que já acreditam na Rússia mostra que estão no caminho certo e que o fim da suspensão pode estar próximo.

Foto: Reuters


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar