Últimas Notícias

Organizadores do Parkour publicam carta aberta com pedido para que FIG recue na tentativa de controlar o esporte

Os organizadores mundiais do Parkour entraram mais uma vez em rota de colisão com a Federação Internacional de Ginástica (FIG). Desde que a entidade internacional responsável por gerir as modalidades de ginástica em todo o mundo tentou emplacar o esporte de rua nos Jogos Olímpicos de 2020, os praticantes do esporte não estão satisfeitos com aquilo que consideram uma tentativa de apropriação do Parkour pela FIG.

Dessa vez, a Parkour Earth, umas das responsáveis por organizar o parkour pelo mundo, publicaram uma carta aberta estabelecendo um prazo para que a FIG acabe com as tentativas de controlar o esporte e dar a ele o status de esporte olímpico. Eles pedem uma reunião urgente com o presidente da FIG, Morinari Watanabe, até o dia 15 de setembro para formalizar o direito que eles consideram ter de comandar o esporte.

O parkour é um esporte que combina corrida, escalda e acrobacias através de obstáculos de arquitetura urbana, como muros, prédios, pilastras, dente outros. O esporte surgido na França rapidamente se espalhou e ganhou adeptos em todo o mundo. O esporte foi retratado em alguns filmes de ação, como 007- Cassino Royale” e “O ultimato Borne”, fazendo sua popularidade crescer ainda mais.

Recentemente a FIG anunciou uma série de mudanças nos esportes nos esportes que controla, como a definição da forma de classificação para as Olimpíadas de 2020 e a criação de um Campeonato Mundial júnior para a ginástica artística. Além dessas alterações, a FIG também anunciou a criação de etapas de Copa do Mundo do parkour a partir do ano que vem. A entidade trabalha com alguns dos francês que fundaram o esporte e pretendem lançar o primeiro campeonato mundial do esporte em 2020.

A FIG tentou emplacar o parkour na última reunião do COI em junho, onde ficaram definidos os novos esportes e provas que fariam parte do programa olímpico para Tóquio 2020, mas não obteve sucesso. Entretanto, com a entrada de outros esportes urbanos, como o skate e o basquete 3x3 e com o COI escolhendo Paris (onde nasceu o parkour) para sediar a edição dos Jogos de 2024, a FIG considera serem grandes as chances de o esporte entrar para o programa olímpico nessa edição.

O Parkour Eath, composto por seis países, quer que a FIG se comprometa a não tome mais medidas para tentar “invadir” o parkour. Para os organizadores do esporte reconhecidos na França, Grã-Bretanha e Austrália a participação do esporte em Olimpíadas é indesejada. “Assim como a Federação Internacional de Parkour/Freerunning/Art Du Déplacement, a Parkour Earth será doravante os guardiões reconhecidos da filosofia, integridade e soberania do nosso esporte/arte/disciplina internacionalmente” afirma o grupo na carta.

A carta, que também foi enviada para a Corte Arbitral do Esporte (CAS) e para o COI, foi assinada pelo presidente independente da Parkour Earth, o britânico Stuart McLnnes, que também é advogado e um juiz experiente no CAS.

A briga envolvendo organizadores de esportes urbanos e entidades esportivas no cenário olímpica não é nova. Esportes que entraram recentemente no programa olímpico também enfrentaram ou enfrentam a resistência de seus organizadores e até mesmo de seus praticantes, como o skate e o surf.


Ainda em junho, logo após não conseguir fazer do parkour um esporte olímpico, a FIG publicou um comunicado explicando a sua visão para que o parkour se tornasse um esporte olímpico. A entidade, situada em Lausanne, acusou ainda pessoas ligadas ao parkour de serem responsáveis por transmitirem desinformação sobre o tema indiscriminadamente por meio de redes sociais, apenas para gerar uma reação negativa ao esporte nos Jogos olímpicos. "A FIG gostaria de especificar que sua abordagem nunca foi de se apropriar unilateralmente de um esporte", afirmou a entidade na ocasião. O comitê executivo da FIG deve discutir as questões envolvendo o parkour em uma reunião entre os dias 26 e 27 de outubro, em Berlim.

Foto: kalipmv.blogspot.com 


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar