Morre o ex-levantador de peso medalhista olímpico Velichko Cholakov

O ex-levantador de peso búlgaro Velichko Cholakov morreu na manhã de domingo em um hospital de Smolyan, cidade onde nasceu, aos 35 anos. A causa mais provável da morte do medalhista olímpico e mundial é de embolia.

Cholakov foi medalhista de prata na categoria acima de 105 kg no mundial de levantamento de peso de 2003, em Vancouver, além de levar a medalha de ouro no campeonato europeu do mesmo ano disputado em Kiev. Em 2004, nas Olimpíadas de Atenas, Cholakov alcançou o maior feito de sua carreira, conquistou a medalha de bronze levantando 447,5 kg.

Entretanto, pouco antes das Olimpíadas de 2008, um fato acabou por manchar a carreira do búlgaro. Na ocasião, um grupo de búlgaros do levantamento de peso foi pego em testes antidopings, e o medalhista olímpico estava entre eles. No total foram onze atletas pegos com a mesma substância, a metandroestenolona, um anabolizante. Ele pegou um gancho de quatro anos e acabou ficando de fora dos jogos disputados em Pequim.


Quando terminou de cumprir a suspensão, Cholakov voltou a competir e se naturalizou como atleta do Azerbaijão e tinha como foco disputar as Olimpíadas de Londres, em 2012, mas problemas de saúde forçaram a aposentadoria do atleta. Desde então ele passou a ser treinador em sua cidade natal, Smolyan, onde faleceu no último domingo.

Foto: Reuters


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes