Últimas Notícias

Kitty Chiller não estará a frente da delegação australiana nas Olimpíadas de 2020

Assim que a Vila Olímpica foi inaugurada no Rio de Janeiro no ano passado as primeiras delegações já foram se instalar em seus quartos. Uma das primeiras nações a se mudar foi a da Austrália, e logo que isso ocorreu, vários problemas surgiram. Apartamentos ainda não finalizados, problemas com encanamento, fiação, resto de obras nos quartos, dentre outros problemas, marcaram as primeiras horas dos australianos. No meio de toda a confusão, um rosto se tornou conhecido dos brasileiros, o de Kitty Chiller, que era a Chefe de Missão da Austrália, e responsável por reportar todos aqueles problemas para a organização e também por dar entrevistas para a imprensa sobre o caso. Rapidamente o rosto de Chiller ganhou as TVs e jornais do Brasil, se tornando um dos primeiros personagens daqueles Jogos, mesmo antes de começarem.

Menos de um ano após ter a experiência de dirigir a Missão da Austrália no Rio de Janeiro, Chiller disse que não cumprirá mais esse papal para o comitê olímpico local, ficando assim de fora de Tóquio 2020. A decisão de não liderar mais as missões australianas partiu da própria dirigente, que foca em sua carreira corporativa. “Se eu fizer algo, eu faço isso 100%, e o papel de chefe ocupa muito tempo. Como eu sei que não conseguiria dar tudo a mim, e eu tenho toda essa vida nova, então eu sei que não poderia fazer isso” afirmou.

Atualmente a australiana se encontra em Taipei, onde faz parte da delegação de seu país na Universiade, atuando como embaixadora oficial da equipe, apoiando atletas e funcionários. Chiller, que foi atleta de pentatlo moderno e disputou os Jogos de Sidney 2000, agora passará a dar consultorias e assistência para os futuros chefes das missões do país que participarão dos mais diversos eventos, como os Jogos Olímpicos de inverno e de Verão, Jogos Olímpicos da Juventude e Jogos Asiáticos da Juventude.

Os problemas enfrentados por Chiller e pela delegação australiana no Rio de Janeiro em 2016 não foram poucos. Após apontar os problemas estruturais do local, a delegação se retirou da Vila e foi para hotéis da cidade e só voltaram para a Vila depois que as correções foram feitas em seus apartamentos. Durante os Jogos, Chiller teve que resolver outra questão polêmica envolvendo os australianos. Nove atletas do país foram detidos pela polícia do Rio de Janeiro depois de assistirem a uma partida de baquete nas Olimpíadas. Os atletas teriam sido forçados a pagarem uma multa depois que se sentaram em locais que não eram os seus durante uma partida de basquete masculino entre Austrália e Sérvia.


A expectativa é que na próxima reunião do Conselho de Administração do Comitê Olímpico Australiano (AOC) um novo chefe das missões do país seja escolhido para Tóquio 2020. A reunião acontecerá no dia 24 e tem como um dos fortes candidatos o ex-nadaor olímpico Chris Fydler, que já havia sido vice-chefe de missão nos Jogos do Rio, no ano passado. A reunião do conselho executivo da AOC será a primeira a acontecer desde a Assembléia Geral Ordinária em maio, onde John Coates foi reeleito como presidente do comitê do país.

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar