Últimas Notícias

IAAF confirma suspensão de dirigente suspeito de receber propina

O Tribunal Disciplinar de Atletismo confirmou nesta quinta-feira a suspensão de Frankie Fredericks, ex-maratonista da Namíbia e membro do Conselho da IAAF, por possíveis violações de ética. O dirigente ficará afastado enquanto aguarda o fim das investigações.

Fredericks, quatro vezes medalhista de prata olímpica e um dirigente em ascensão no cenário internacional, é suspeito de ter recebido propina de Papa Massata Diack, filho do ex-presidente da IAAF, Lamine Diack, no dia em que o Rio de Janeiro foi eleita para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Uma suspensão prévia a Fredericks já havia sido aplicada em julho. A investigação do caso vem sendo conduzida pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU).

Embora confirme ter recebido dinheiro de Massata Diack, Fredericks sempre negou que o valor recebido seja fruto de propina. Segundo o ex-maratonista, o dinheiro é fruto de trabalhos prestados por ele. A AIU explicou que Fredericks apelou da decisão provisória aplicada em julho, mas que o painel da entidade decidiu pela suspensão do dirigente. “O Sr. Fredericks apelou contra o pedido de suspensão provisória e seu recurso foi ouvido por um painel ampliado do Tribunal Disciplinar. Tendo ouvido ambas as partes, o painel ampliado concordou com as submissões da AIU e decidiu não cancelar o pedido de suspensão provisória".


No começo do ano Fredericks, que é membro do COI, renunciou ao cargo de chefe da equipe avaliadora das cidades candidatas aos Jogos Olímpicos de 2024. Ele também se retirou da força-tarefa da IAAF que investiga o esquema de doping da Rússia após as acusações de que teria recebido propina terem surgido.

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar