Últimas Notícias

Grécia se retira de Europeu de Handebol feminino sub-17 por se recusar jogar contra a Macedônia

Um caso insólito ocorreu durante o campeonato europeu de handebol feminino sub17, que está sendo disputado em Skopje (MKD). A seleção grega se retirou após os 30 segundo de jogo contra Macedônia, porque suas adversárias tinham na camisa o nome... Macedônia!

A Questão é histórica e é sobre o nome do país. Os gregos não aceitam chamar a Macedônia de ' República da Macedônia' pois ele consideram que a Macedônia é uma região muito mais ampla,da regão moderna Macedônia, que tem territórios em vários países, inclusive na Grécia, que tem uma província chamada Macedônia, que a capital é Salônica.

Segundo a Grécia, chamar de República da Macedônia poderá fazer que os macedônios reclamem posteriormente antigos territórios da antiga república e por isso, eles são terminantemente contra essa nomenclatura. O conflito entre os dois países continua até hoje, uma situação que levou até a proibição da entrada da Macedônia na OTAN até a nação decidir não mudar seu nome 

Enquanto alguns países e confederações chamam a Macedônia de República, outras como a IHF, para não irritar os gregos, chamam a Macedônia de FYROM (Antiga República Iugoslava da Macedônia). Mas a atitude grega será punida. A Federação Europeia de Handebol (EHF) relatou o fato em seu site, afirmando que a Federação da Grécia foi banida do campeonato e multada por 25 mil euros, além da e perdeu o jogo por um placar de 10 x 0. Além disso, a EHF relatou que um recurso da federação grega foi rejeitado e a sanção imposta permanece resultado final. 


foto: Wikipedia

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar