Últimas Notícias

Gatlin pede desculpas para fãs do atletismo que o vaiaram no mundial de Londres

O dia 5 de agosto marcaria a despedida de Usain Bolt da prova dos 100 metros rasos do atletismo. O palco para a última corrida do tricampeão mundial e olímpico da prova era o Estádio olímpico de Londres. No local uma multidão acompanhava na arquibancada ansiosa para ver o ídolo se despedir com a medalha de ouro, mas não foi o que aconteceu. O norte-americano Justin Gatlin acabou vencendo a prova e Bolt terminou com o bronze, para a tristeza, e também revolta da torcida. Uma grande vaia ao norte-americano se estendeu por todo o estádio. Mas engana-se quem pensa que esse tipo de reação ao americano foi inédito. As vaias ao americano se tornaram constantes ao redor do mundo devido ao seu passado ligado ao doping, onde foi pego, por mais de uma vez, com substâncias ilegais.

Nesta semana, Justin Gatlin resolveu se desculpar com os fãs do atletismo que, de alguma forma, se sintam ofendidos por ele ainda disputar provas no atletismo. Gatlin admitiu que se sentiu ferido com as vaias recebidas após vencer a prova em Londres, mas ainda assim pediu desculpas por possíveis erros que possa ter cometido. "Se eles querem uma desculpa oficial, “desculpe”. Eu sinto muito. Peço desculpas por qualquer irregularidade que levei ao esporte" afirmou o atleta.

Gatlin foi punido por duas vezes ao ser pego em exames antidoping. Na primeira, o norte-americano foi condenado há dois anos de suspensão em 2001, ao ser pego com um estimulante proibido. Ele alegou que tomava o remédio desde a infância, quando foi diagnosticado com déficit de atenção. Ele teve então a sua pena reduzida pela metade. Após cumprir a suspensão, Gatlin voltou a competir e se sagrou campeão olímpico de 2004 e mundial de 2005.

Na segunda vez, Gatlin testou positivo para testosterona em 2006, e foi inicialmente suspenso por oito anos, mas teve a pena novamente reduzida pela metade. Ele afirmou que a testosterona havia entrado em seu organismo de forma involuntária após uma massagem nas pernas feitas por um terapeuta que teria problemas pessoais com ele.


Questionado sobre a ideia que se tem de que nunca havia pedido desculpas antes o velocista afirmou que fez uma carta pedindo desculpas à IAAF e que participou de programas educacionais de combate ao doping com crianças. Ele afirmou ainda que não sabe o motivo de a carta que escreveu ainda em 2010 ter permanecido oculta por quase seis anos. “Eu escrevi uma carta pessoal para a IAAF, antes do julgamento, antes de ser sentenciado, escrevi uma desculpa. Eu comecei um programa onde eu encontrava e conversava com as crianças e contava sobre as armadilhas de ficar atrás das pessoas erradas, ficar no caminho, fazer as coisas certas. A carta que escrevi, que saiu em 2015, foi suprimida por quase seis anos e não tenho certeza de quem ou por que a reprimiram, mas eu pedi desculpas" concluiu o atleta.

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar