Últimas Notícias

Ex-esquiadora pede banimento da Rússia dos Jogos de PyeongChang e COI critica declarações

Uma ex-esquiadora do Canadá pediu o banimento total da delegação da Rússia dos Jogos Olímpicos de PyeongChang, que serão disputados a partir de fevereiro. Beckie Scott, que também preside a Comissão de Atletas da Agência Mundial Antidopagem (WADA), alega que as violações do sistema antidopagem por parte dos russos são graves o suficiente para que seus atletas sejam banidos. O comitê Olímpico Internacional (COI), juntamente com sua comissão de atletas criticaram a opinião da canadense.
 
Para Beckie, com o não banimento dos atletas russos o COI estaria apenas beneficiando atletas do país após relatórios da WADA (conhecido como relatórios McLaren) apontarem um grande esquema de doping que contava até com órgãos do governo russo. Para a ex-esquiadora, uma multa seria muito simples para Rússia, e que uma punição mais forte seria o ideal, nesse caso, o banimento total do país das Olimpíadas de Inverno no próximo jogo. O principal foco do esquema russo de doping institucional estava voltado para o desempenho do país nas Olimpíadas de inverno que o país sediou em 2014, em Sochi.

No final de semana o COI se pronunciou sobre as afirmações de Beckie e através de um comunicado, classificou suas declarações como “inapropriadas nesse momento”.  No texto a Comissão de atletas do COI afirma ainda que no momento preza o apoio aos atletas limpos e que esperam a conclusão dos trabalhos de investigação por parte do COI sobre os casos de doping envolvendo a Rússia para que possam informar a todos os atletas sobre os fatos e as decisões que virão a ser tomadas.

Abaixo segue a carta da Comissão de atletas do COI:

“A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI) e os membros do Comitê de Atletas da WADA em resposta à recente declaração do Comitê de Atletas da WADA e comentários feitos na mídia.
No que diz respeito a potenciais ações do COI relacionadas à investigação antidopagem russa e outras ações subsequentes antes dos Jogos Olímpicos de Inverno, PyeongChang 2018:

"Como Comissão de Atletas do COI e membros do Comitê de Atletas da WADA, estamos completamente focados em apoiar atletas limpos dentro e fora do campo de jogo. Como atletas, sabemos que nada é mais importante do que a integridade da concorrência e confiamos e esperamos que o COI, a WADA e todas as partes envolvidas tomem ações fortes uma vez que os fatos sejam esclarecidos.

Enquanto todos queremos uma resolução rápida para os atletas, acreditamos que os comentários feitos pela presidente do Comitê de Atletas da WADA são inadequados neste momento. Não desejamos especular, e esperamos que outras Comissões de Atletas se abstenham de comentar até que surjam os fatos completos do caso e as investigações sejam concluídas. Acreditamos que especulações sobre possíveis resultados sem saber o resultado do trabalho das duas Comissões do COI estão criando confusão para os atletas. Portanto, todos estamos aguardando com urgência as duas Comissões do COI concluírem os seus trabalhos antes da próxima temporada de inverno, para que os atletas sejam informados com precisão sobre os fatos, a situação real e as decisões resultantes, levando em última instância a um esporte mais limpo para todos ".

(Angela Ruggiero - Presidente da Comissão de Atletas do COI e Membro do Comitê de Atleta da AMA, Tony Estanguet - Vice-Presidente da Comissão de Atletas do COI, Membro do Comitê de Atletas da WADA e Conselho Executivo da WADA)

Com referência ao ponto seis da Declaração do Comitê de Atletas da WADA feito em 9 de agosto de 2017:


"Como Comissão de Atletas do COI e também membros do Comitê de Atletas da WADA, acreditamos que os comentários questionando a independência do CAS e a qualidade dos árbitros são equivocados. Uma série de tribunais superiores de diferentes países confirmaram a independência do CAS e esses comentários só levam à desconfiança e confusão. Nós apoiamos o CAS em sua capacidade de lutar pelo esporte limpo e queremos tranquilizar os atletas do mundo nesse sentido ".

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar