Últimas Notícias

Estádio Olímpico de Montreal recebe imigrantes haitianos vindo dos Estados Unidos

Nas últimas semanas o Canadá vem recebendo um grande número de refugiados no país. A maioria deles são haitianos que estão abandonando os Estados Unidos temendo as ações da política estrangeira adotada pelo presidente americano, Donald Trump. Somente neste ano mais de quatro mil refugiados cruzaram a fronteira dos Estados Unidos com o Canadá. O número é tão elevado que abrigos passaram a ser improvisados para receberem essas pessoas. Um desses abrigos é o Estádio Olímpico de Montreal, que recebeu na última quarta-feira centenas de imigrantes.

O Estádio Olímpico de Montreal foi construído para a realização das Olimpíadas de 1976, e teve um custo estimado de 1,76 de bilhões de dólares canadense. O estádio, que fica no estado do Quebec, foi inaugurado durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos em 07 de julho. Após as Olimpíadas o estádio passou a abrigar o time de baseball Montreal Expos, que disputava a MBL, até o ano de 2004.

No estádio foram armadas mais de 100 camas em seus salões para receberem os refugiados. Além disso o local recebeu estoques de cobertores, roupas e mantimentos. Como a maioria dos imigrantes entram no Canadá pelo Quebec, vindo de estados americanos como Nova York, Vermont e New Hampshire, o estado, e principalmente Montreal, estão com seus abrigos lotados, daí a necessidade de usar o Estádio Olímpico da cidade. Estima-se que dos mais de 4300 refugiados que entraram no Canadá este ano, cerca de 3300 ficaram em Quebec.

O alto número de refugiados oriundos dos Estados Unidos se deve ao temor da política de Donald Trump para estrangeiros. Desde o terremoto no Haiti em 2010, os Estados Unidos receberam milhares de refugiados do país através do Estatuto de Proteção Temporária (TPS). Acontece que agora existe o receio de que a autorização para se manterem no país seja revogada e os haitianos sejam deportados. Além disso existe uma clara intenção de Trump em endurecer a política imigratória no país.

Como o Canadá se disse disposto a receber os refugiados haitianos, milhares passaram a cruzar a fronteira entre os países. Somente em 2017 mais de 18 mil pedidos de asilo foram enviados ao país. Apesar do grande número de refugiados procurando o Canadá, o processo para serem asilados pelos canadenses também segue um processo rígido feito pelas autoridades do locais.

Foto: Ryan Remiorz/Canadian Press


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar