Últimas Notícias

Daniel Dias lidera delegação brasileira no Mundial de Natação Paralímpica no México

O multimedalhista paralímpico Daniel Dias é o principal nome da equipe que o Brasil levará para a disputa do Mundial de Natação Paralímpica, no México. Entre os dias 30 de setembro e 6 de outubro, 18 atletas brasileiros lutarão por medalhas na piscina olímpica Francisco Márquez - que sediou os esportes aquáticos nos Jogos Olímpicos de 1968. 

A convocação foi anunciada na quarta-feira (9) pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Dono de sete medalhas de ouro e uma de prata na última edição, em Glasgow (Escócia), Daniel Dias classificou-se ao seu quinto Mundial de Natação. Ao lado de Andre Brasil (cinco Mundiais) e Edênia Garcia (seis), o paulista é o atleta de maior rodagem internacional do grupo. Nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, ele subiu ao pódio nove vezes (quatro de ouro, três de prata e duas de bronze), conquistou o maior número de medalhas individuais de toda a delegação brasileira e se tornou o homem com o maior número de medalhas na natação em Jogos Paralímpicos.

Dez atletas convocados para a competição no México subiram ao pódio nos Jogos do Rio 2016. O critério para a seleção dos nadadores teve como base índices estabelecidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Os tempos equivalem à sexta marca do ranking mundial do ano passado - mais fortes do que as marcas qualificatórias requeridas pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês).

"A estratégia era a de manter os índices fortes desde o início do ciclo. Quem está classificado certamente tem muita possibilidade de chegar ao México com chance de medalha. Os atletas estão bem posicionados no ranking mundial, já que os índices eram baseados nos resultados dos Jogos Paralímpicos. Quem conseguiu a marca está nadando em altíssimo nível", disse Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação no CPB.

Esta será a oitava edição do Mundial de Natação Paralímpica. São esperados cerca de 550 nadadores de 60 diferentes países. No Mundial de Glasgow 2015, na Escócia, o Brasil levou 23 atletas e ficou com a quarta colocação no quadro geral de medalhas, com 11 de ouro, oito de prata e mais quatro de bronze - 23 no total. 

Abaixo segue a lista dos nadadores convocados:
Andre Brasil
Beatriz Carneiro
Cecília Araújo
Daniel Dias
Edênia Garcia
Felipe Caltran
Gabriel Souza
Ítalo Gomes
Joana Neves
Luis Antonio Correa da Silva
Matheus Rheine
Patrícia Santos
Phelipe Rodrigues
Raquel Viel
Ruan Souza
Ruiter Silva
Talisson Glock
Thomaz Matera

Foto: MPIX/CPB



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar