Últimas Notícias

Conselho da cidade aprova plano de responsabilidade fiscal de Los Angeles 2028

O Conselho da cidade de Los Angeles aprovou por unanimidade na última sexta-feira, 12 de agosto, documentos do plano de organização das Olimpíadas de 1928, a serem realizadas na cidade. Por 12 votos a 0, os documentos aprovados descrevem sobretudo as responsabilidades financeiras de Los Angeles na hospedagem dos Jogos, o que inclui a cobertura de possíveis falhas se o plano estimado em 5,3 bilhões de dólares fechar no vermelho. Entretanto, o orçamento total para 2028 ainda não foi concluído.

Esse é mais um passo importante dado pela cidade para receber as Olimpíadas de 2028. Apesar de já terem chegado a um acordo com o comitê Olímpico Internacional (COI) e com a prefeitura de Paris na divisão das duas próximas sedes olímpicas, algumas questões internas precisam ser fechadas para que o martelo seja finalmente batido pelo COI em sua reunião que será realizada em setembro. Em breve o conselho de administração do Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) também deve aprovar o acordo da cidade com o COI. Na cidade de Lima, Peru, o COI pretende finalmente anunciar Paris como sede de 2024 e Los Angeles como sede de 2028.

A votação aconteceu após uma audiência realizada durante a manhã e contava com torcedores civis e com uma homenagem aos campeões olímpicos do passado. Estiveram presentes atletas como Carl Lewis e Janete Evans, que também fazem parte de um comitê privado que apoia a candidatura, e que pediram a aprovação do plano. Lewis, vencedor de nove medalhas olímpicas no atletismo, afirmou que uma Olimpíadas não é apenas um evento, mas que se trata de um projeto para a cidade inteira.

Foram discutidas questões como os potenciais custos dos jogos e a possibilidade de inflação na cidade de alguns setores com a realização dos Jogos, como o de habitação. Os analistas concluíram que o plano de Los Angeles 2018, ainda que incompleto, traz salvaguardas importantes para o dinheiro dos cidadãos locais. Apesar de historicamente os gastos com a realização de uma Olimpíadas extrapolarem, e muito, o que foi planejado inicialmente, o comitê organizador dos Jogos de 2028 estão confiantes que podem se manter dentro do estipulado, uma vez que contam com boa parte dos estádios e arenas já construídos na região, como o Memorial Coliseum e o Staples Center.
Apesar da unanimidade na votação, a reunião teve períodos de tensão, como o momento em que o conselheiro Joe Buscaino, do partido Democratas, gritou para um grupo contrário que se manifestava na câmara que o evento era “certo para a cidade”. A medida em que a votação foi acontecendo, os gritos dos manifestantes foram aumentando. Steve Ducey, líder de um dos grupos que se opõem à realização dos Jogos em Los Angeles, o No Oympics LA, afirmou que a votação estava ocorrendo sem um orçamento independente.

Com a distância do evento, uma das preocupações dos analistas cai sobre a possível perca de interesse de investidores, e acreditam que manter o interesse do público também seja um desafio. Como todo o plano inicial estava baseado na realização dos Jogos em 2024, os planos para questões estratégicas como a construção de estádios, arenas e moradias precisarão ser refeitos, o que sempre gera um risco, como destacou o relatório dos analistas da cidade.


A expectativa é que a maior parte das receitas para a realização do evento venha através das vendas de ingressos e patrocinadores corporativos. O acordo também inclui a criação de um fundo para cobrir eventuais desfalques nos custos, com a cidade investindo cerca de 270 milhões de dólares. Também é esperado um aporte financeiro do estado em um valor semelhante, mas devido ao calendário legislativo, é possível que a proposta só seja considerada no ano que vem.

Foto: AFP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar