Últimas Notícias

Comitê de candidatura e USOC ainda buscam acordo por Olimpíadas de 2028

Embora Paris e Los Angeles tenham chagado a um acordo para sediarem os eventos de 2024 e 2028, a posição de Los Angeles como sede de 2028 ainda não é certeza. Isso se deve ao fato de acordos internos envolvendo o Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) e o Comitê de Los Angeles 2028 ainda não terem sido fechados. Os acordos se tratam especificamente de receitas oriundas de patrocínio.

Nas próximas semanas o USOC e os líderes de Los Angeles se encontrarão para definirem os detalhes financeiros do acordo de marketing conjunto entre eles. Este acordo tem como propósito garantir que o USOC tenha capacidade de financiar os Jogos de 2028 e ao mesmo tempo os seus atletas. Este é o principal ponto a ser resolvido antes do Congresso do COI, a ser realizado em setembro na cidade de Lima, onde deverá ser feito o anúncio oficial das sedes de 2024 e 2028.

A partir do momento em que uma cidade é eleita como cidade sede, essa passa a ser responsável pela capitação de recursos provenientes de patrocínio de seu mercado interno pelos anos seguintes em que ela organiza os Jogos. Dessa forma, um acordo entre as partes evitaria disputar o mesmo patrocínio.
Nos Estados Unidos as verbas de seu comitê oriundas de patrocínio envolvem quantias milionárias, o que torna qualquer discussão a respeito muito delicada. Essas questões foram alguns dos motivos que levaram outras campanhas americanas a sede das Olimpíadas a fracassarem, como Nova York e Chicago. Nas disputas anteriores essas questões foram fechadas nos últimos momentos antes das votações, o que acabou contribuindo para que membros do COI não sentissem confiança nos projetos e optassem por outras sedes durante a eleição.

No caso da candidatura de Los Angeles os envolvidos agiram de forma diferente. Logo no início do processo de candidatura para as Olimpíadas de 2024, um acordo foi fechado entre as partes. Pelos seis anos seguintes, o USOC ficaria com 20% da receita arrecadada por Los Angeles com patrocínio. A estimativa era de um valor total de 380 milhões arrecadados. Acontece que Los Angeles não sediará os Jogos de 2024, e sim os de 2028. Sendo assim, um novo acordo entre as partes para estender o período será necessário.

O diretor executivo do USOC, Scott Blackmun, declarou que está confiante em um acordo que seja bom para os atletas, para os órgãos governamentais americanos e também para Los Angeles 2028. O acordo se torna menos complicado quando se pensa que o comitê de Los Angeles não irá querer enfraquecer a equipe americana para os Jogos em seu território depois de 32 anos. Casey Wasserman, presidente do comitê de Los angeles, também afirmou que a negociação está próxima de acontecer. “O presidente do USOC Larry Probst, Scott Blackmun e eu somos bons amigos por mais de 20 anos e estamos ansiosos para continuar a nossa parceria de sucesso nos próximos 11 anos", garantiu Wasserman.

A estimativa é que os valores do acordo girem em torno de 60 milhões de dólares por ano, o que equivale a um terço do orçamento do USOC durante os quatro anos de um ciclo olímpico. A cada ano o comitê americano aplica cerca de 75 milhões ou mais, em apoio a seus atletas e em órgãos governamentais que dirigem o esporte. Como o USOC não recebe verbas do governo americano para apoiar os atletas, abrir mão desse valor se torna ainda mais difícil. Assim, Blackmun pretende montar um acordo que garanta entre 20 e 30% das receitas globais do USOC para que a equipe do país se mantenha no topo do quadro de medalhas em 2028 e também na edição seguinte.


Como assegurar os Jogos para 2028 representa um risco maior para a cidade, devido a uma janela de tempo maior de preparação, Los Angeles está buscando garantias financeiras para se resguardar. Fontes indicam que a cidade assegurou entre 100 e 300 milhões de dólares a mais do que Paris 2024 no valor a ser repassado pelo COI para as cidades sedes. O acordo para que a cidade americana ficasse com as Olimpíadas de 2028 inclui ainda o direito de a cidade gastar um montante da verba do COI em programas para a juventude da cidade e uma cláusula que declara que todos os valores serão calculados com índices de 2028.

Foto: Ed Andrieski/The Associated Press


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar