Últimas Notícias

Brasil tem campanha apagada no primeiro Grand Prix de 2017 de taekwondo

Nesse final de semana foi disputada a primeira etapa do Grand Prix de Taekwondo 2017. A disputa aconteceu na cidade de Moscou, na Rússia, entre os dias 04 e 06 de agosto. O Grand Prix foi a primeira competição do taekwondo desde o mundial da modalidade disputado em Muju, na Coréia do Sul, no mês de junho. O Grand Prix, que reúne os 32 atletas mais bem ranqueados em cada categoria, contou com a participação de sete brasileiros. Apesar do número de participantes, o país mão conseguiu nenhuma vitória, com todos eles caindo na primeira luta.

A categoria feminina até 49 kg contou com a presença de duas brasileiras. A olímpica Íris Tang Sing, número 5 do ranking, saiu de bye e estreou já nas oitavas de final, mas acabou sendo derrotada pela croata Kristina Tomic por 12 a 6. A outra brasileira na disputa, Talisca Reis, perdeu logo na primeira fase para a francesa Hajar Mustapha, pelo apertado placar de 18 a 17. No confronto entre as líderes do ranking pelo primeiro lugar, a coreana campeã olímpica So-Hui Kim, acabou derrotada na final pela tailandesa Panipak Wongpattanakit, medalhista de bronze no Rio 2016, por 8 a 6. Ficaram com o bronze a colombiana Camila Rodriguez e pela croata Tijana Bogdanovic, terceira do ranking e vice-campeã olímpica.

Venílton Teixeira foi o representante brasileiro na categoria até 58 kg, mas perdeu na primeira rodada para o grego Eleftherios Fakinos, por 16 a 14 no golden point. O ouro foi conquistado pelo coreano líder do ranking Kim Tae-Hum sobre o tailandês Ramnarong Sawekwiharee, que se retirou da luta. Mohammad Kazemi, do Irã e Jesus Tortosa Cabrera, da Espanha, completaram o pódio levando as medalhas de bronze.

Na categoria feminina até 57 kg, o Brasil voltou a contar com duas representantes. Josiane Lima, 25 do ranking da categoria, perdeu na primeira fase para Carolena Carstens, panamenha e oitava do ranking, por 24 a 3. Rafaela Araújo, número 21, também perdeu na primeira eliminatória para a russa Tatiana Kudashova por 15 a 10. A campeã foi Ah-Reun Lee, número dois do mundo, que venceu na final sua compatriota So-Hee Kim, quinta do ranking, por 16 a 9. Medalha de bronze para a belga Raheleh Asemani, 17 do ranking, e para a algoz de Josiane Lima, Carolena Carstens, do Panamá.

Na categoria até 68 kg, Henrique Moura foi derrotado na estreia pelo espanhol Javier Peres Polo, por 29 a 12. A medalha de ouro foi conquistada pelo líder do ranking mundial, o coreano medalhista de bronze olímpico Dae-Hoon Lee, que venceu o número 3 do ranking, o russo Alexey Denisenko, vice-campeão olímpico, por 11 a 8. Bronze para o campeão olímpico do Rio 2016, Ahmad Abughaush, da Jordânia, e Christian Mcneish, da Grã Bretanha.

A categoria feminina até 67 quilos, sem a presença de brasileiras, teve a medalha de ouro conquistada pela atleta da Costa do Marfim, Ruth Gbagbi, quarta do ranking mundial e medalhista de bronze nos Jogos do Rio, que derrotou na final a turca Nur Tatar, também bronze no Rio, por 7 a 4. As medalhas de bronze ficaram com a atual campeã olímpica e número um do ranking mundial, a coreana Oh Hye-Ri e com a americana Paige McPherson.

A categoria até 80 kg não contou com brasileiros. O ouro foi conquistado pelo atleta da casa, o russo Anton Kotkov, 28 do ranking mundial, que bateu o atleta da Moldávia e vice-líder do ranking, Aaron Cook, por 35 a 26. O primeiro bronze foi conquistado por Cheick Sallah Cisse, responsável pelo primeiro ouro olímpico da Costa do Marfim em Olimpíadas, no ano passado. A outra medalha de bronze ficou com o coreano Hun Kim, número 11 na categoria.

Na categoria feminina mais de 67 kg, o Brasil contou com a participação de Raphaela Galacho, décima do ranking, que perdeu na primeira rodada para a atleta do Cazaquistão Merek Zhunussova, número 23 no ranking mundial, por 13 a 11 no golden score. A medalha de ouro ficou para a medalhista de bronze na última Olimpíadas, Bianca Walkden, do Reino Unido, batendo na final a coreana Bich-Na Kim, por 14 a 0. Completaram o pódio a russa Olga Ivanova e a coreana Da-Bin Lee, respectivamente número 8 e 13 do ranking mundial.

Na categoria masculina mais de 80 kg, também sem a presença de brasileiros, o ouro foi conquistado pelo russo Roman Kuznetsov, sétimo do ranking, que venceu o coreano Kyo-Don In no ponto de ouro, por 12 a 9. Também subiram ao pódio na categoria o russo Yuri Kirishenko e o croata Vedran Golec.

Foto: World Taekwondo


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar