Últimas Notícias

Associação de Futebol da lnglaterra planeja montar equipe feminina da Grã-Bretanha para as Olimpíadas de 2020

A Associação de Futebol da Inglaterra pretende montar uma equipe feminina para tentar a classificação para as Olimpíadas de Pequim, em 2020. Na edição do Rio de Janeiro, no ano passado, a Grã Bretanha não mandou nenhuma equipe porque as quatro associações de futebol que formam a nação não conseguiram chegar a um acordo.

Segundo o presidente-executivo da The Football Association (FA), Martin Glenn, existem conversas para que o futebol feminino tenha uma equipe dentro de três anos. Ele ressaltou que as pessoas que tratam sobre o assunto não terão o apoio ativo de dirigentes das associações, mas que eles não impedirão o caminho trilhado para a volta da equipe feminina. "Nós trabalhamos muito duro com as outras nações de origem para levar a ideia de que uma equipe britânica seria boa para o futebol, tanto na Inglaterra, como também na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte” assegurou Glenn.

Ele ainda contou que todos ficaram tristes de não terem contado com a equipe feminina nas últimas Olimpíadas, já que para o futebol feminino, o evento é muito importante, dispondo das principais jogadoras e seleções do mundo. “Ficamos muito desapontados com o fato de que, para as Olimpíadas do Brasil, não poderíamos colocar uma equipe britânica. Para o futebol feminino, os torneios olímpicos são muito mais importantes em comparação com o futebol masculino" disse.

A discussão a respeito de uma equipe de futebol representado a Grã-Bretanha, seja entre os homens ou mulheres, é antiga e longe de ter um fim. Para 2016, a FA da Inglaterra já tinha tentado enviar as mulheres para os Jogos, mas a FIFA disse que só poderia deixar a equipe jogar se tivesse um acordo entre os quatro órgãos responsáveis pelo futebol.

Representantes do País de Gales agora também se mostram propensos a aceitarem uma equipe feminina britânica. No mês de abril o presidente-executivo da Associação de Futebol do País de Gales, Jonathan Ford, disse que agora já poderia ver os “méritos” de uma equipe de futebol feminino.

Entre aqueles que se mostraram contrários a um time britânico nas Olimpíadas estava o presidente da FA da Escócia, Stewart Regan. Para ele, uma equipe britânica seria prejudicial para as outras nações que forma a Grã-Bretanha. Isso poderia afetar as outras associações em outros torneios futuros, em que eles desejassem competir separadamente, como na Copa do Mundo. Um porta-voz da FA escocesa disse que a posição da entidade continua a mesma. "Nossa posição continua sendo que a FA escocesa não apoia o futebol olímpico sob a bandeira do Time GB, preferindo que toda a organização internacional de futebol envolvendo jogadores escoceses seja jogado em nome da Escócia” garantiu o porta-voz. Já a Associação Irlandesa de Futebol assegurou que não aprova uma equipe britânica para o futebol feminino em Tóquio 2020, para proteger sua independência quanto nação dentro da FIFA.

Nas Olimpíadas de 2012, disputadas em Londres, a Grã-Bretanha conseguiu disputar os dois torneios, masculino e feminino. As equipes foram organizadas pela FA da Inglaterra e foram comandadas por Stuart Pearce no masculino, e Hope Powell no feminino. As duas seleções foram eliminadas nas quartas de final.


Atualmente a equipe feminina inglesa vem tendo boas participações nas principais competições internacionais. Em 2015, comandadas por Mark Sampson, elas conseguiram o terceiro lugar na Copa do Mundo feminina, disputada no Canadá. Já esse ano as mulheres inglesas chagaram até as semifinais da Eurocopa, na Holanda.

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar