Últimas Notícias

Após retomar atividades, RUSADA suspende seis atletas russos por doping

Na quinta-feira a Agência Russa Antidopagem (RUSADA) anunciou a suspensão de seis atletas do país por uso de doping. O fato representa um marco importante para a agência russa, que pôde voltar a realizar exames antidoping após cumprir recomendações da Agência Mundial Antidopagem (WADA).

Após a WADA revelar um esquema de doping russo institucionalizado, onde a RUSADA fraudava exames positivos de seus atletas, a agência russa foi descredenciada e proibida de realizar qualquer exame. Após passar por uma série de medidas sob a supervisão de especialistas internacionais e pela Agência Antidopagem da Grã-Bretanha (UKADA), a WADA finalmente liberou a RUSADA a fazer exames antidoping. O anúncio da suspensão dos atletas acontece seis semas após a liberação da agência russa.

Entre os atletas banidos estão 5 do atletismo e 1 do levantamento de peso. Lyubov Kharlamova, de 36 anos, ex-medalhista do Europeu de atletismo, já havia cumprido uma suspensão de dois anos após ser pega no exame antidoping no Campeonato Europeu de Atletismo de Gotemburgo, em 2006, quando foi quarta colocada. Após cumprir a punição a atleta retomou a carreira e conquistou a medalha de prata na mesma competição, em Barcelona 2010. Agora a atleta foi novamente suspensa por dois anos e só poderá retornar às competições em julho de 2019. Todos os seus resultados desde o dia 27 de julho de 2010 foram caçados, o que representa também a perda da medalha de prata do Europeu.

Quem também está na lista entre os suspensos do atletismo é a corredora de longa distância Irina Sergeyeva, que ganhou uma medalha de prata no Campeonato Europeu de Cross-Country de 2009. Irina  pegou um gancho de dois anos e meio. A barreirista Ekaterina Doseykina, que participou do Campeonato Mundial de 2015 em Pequim e que já tinha cumprido suspensão por violar as regras de paradeiro, agora cumprirá suspensão de quatro anos e terá todos os resultados desde novembro de 2016 retirados. A marchadora Zilya Garipova, que pegou um ano de suspensão e Hudler Ivan Khudyakov, que pegou um gancho de quatro anos completam a lista dos que fazem parte do atletismo. As penas aos atletas foram impostas pelo Comitê Disciplinar da Federação Russa de Atletismo após os materiais fornecidos pela RUSADA.


O último nome da lista é o do levantador de peso Anastasiya Vorobyova, que recebeu uma suspensão de oito anos contando a partir de 25 de julho.

Foto: Micahel Steele/Getty Images AsiaPec


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar