Últimas Notícias

Após 9 anos, francês Yannick Szczepaniak herda o bronze na luta greco-romana das Olimpíadas de Pequim

Depois de mais de nove anos de espera finalmente o francês Yannick Szczepaniak pode tocar em sua medalha olímpica. Após disputar a categoria até 120 kg da luta greco-romana nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, Yannick saiu frustrado após terminar em quinto lugar, não conseguindo subir ao pódio. Era o fim do sonho olímpico para o qual havia treinado e competido ao longo de anos. Anos se passaram até que o Comitê Olímpico Internacional (COI) começou a reavaliar os exames antidoping daquela edição e justamente na categoria em que Yannick havia competido, foi descoberto um caso de doping entre os medalhistas.

O russo Khasan Baroev, medalhista de prata naquela edição e campeão olímpico em 2004, acabou testando positivo para o hormônio dehidroclormometiltestosterona, e terminou perdendo sua medalha. Na realocação das medalhas, Yannick, que perdera para Baroev nas semifinais, acabou por herdar o bronze.

Nessa semana, durante o campeonato mundial da modalidade disputado em Paris, o francês finalmente pode receber sua medalha de bronze, que foi entregue em uma cerimônia realizada antes da primeira noite de finais do campeonato. A medalha foi entregue por Guy Drut, membro do COI, em um pódio especialmente feito para celebrar o momento. Yannick, de 37 anos, pode sentir a alegria e comemorar junto de seus compatriotas que acompanhavam tudo das arquibancadas.

A federação internacional da modalidade (UWW) seguiu os passos da federação de atletismo (IAAF) e adotou o mundial para a entrega das medalhas olímpicas realocadas. Na capital francesa a Cerimônia de Abertura do Campeonato Mundial de Lutas contou com discursos do presidente da UWW, Nenad Lalovic, e da prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

A cidade de Paris deverá ser anunciada pelo COI de forma oficial como sede das Olimpíadas de 2024 no próximo mês em Lima. Em seu discurso a prefeita destacou a realização de grandes eventos esportivos em Paris como testes para a realização Jogos.  "Espero que vejamos esses lutadores demonstrarem seus talentos em Paris em 2024. Finalmente, queremos que estes Campeonatos sejam úteis para a capital. Queremos demonstrar mais uma vez a nossa capacidade de hospedar grandes eventos esportivos. Queremos mostrar que somos anfitriões legítimos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024” afirmou a prefeita.


Hildalgo destacou ainda que as Olimpíadas de 2024 é uma forma de construir de forma mais rápida, por meio do esporte e com o apoio de esportistas e cidadãos, uma Paris que todos os franceses gostariam, uma Paris mais dinâmica, ecológica e inclusiva.

Foto: Reprodução/Twitter


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar