Últimas Notícias

Wada permite que agência Antidoping da Rússia volte a atuar sob supervisão da UKAD

A Agência Antidoping da Rússia (Rusada), que perdeu sua credencial internacional em 2015 devido ao escândalo de doping em que vários atletas russos foram pegos, recebeu permissão para planejar e coordenar exames novamente sob supervisão, em uma decisão que a Agência Mundial Antidoping (Wada) classificou como um marco.

Ao anunciar a mudança nesta terça-feira, a Wada disse estar satisfeita pelo fato de a Rusada ter atendido quatro exigências cruciais. A Rusada recebeu autorização para realizar exames usando seus agentes de controle de doping sob supervisão de especialistas internacionais indicados pela Wada e pela Agência Antidoping Britânica (Ukad), informou a Wada em um comunicado publicado em seu site oficial.

A Rusada perdeu sua credencial da Wada depois de um relatório publicado em novembro de 2015 acusar a entidade de violar regulamentos antidoping sistematicamente.

Em maio, a Wada disse que a Rússia continuaria suspensa até que quatro exigências cruciais fossem atendidas, entre elas o afastamento da bicampeã olímpica de salto com vara Yelena Isinbayeva do cargo de diretora do conselho de supervisão da Rusada e sua substituição por um presidente e um vice-presidente independentes.

Nesta terça-feira, a Wada disse que agora está satisfeita com o cumprimento dos quatro pontos, entre eles o acesso de examinadores a cidades fechadas onde afirma que atletas continuaram a evitar exames, acesso aos passaportes biológicos dos atletas e a implantação de uma política de conflito de interesses.

O presidente da Wada, Craig Reedie, disse que isso representa um marco para a recuperação da credencial da Rusada, embora "ainda haja mais a ser feito".


com informações da Agência Reuters
foto: divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar