Últimas Notícias

Sem verbas, CBHb pede ajuda a IHF e Seleção de Handebol não deverá ir aos mundiais sub19 e sub21

Após a CBB, mais outra confederação brasileira corre o risco de ser suspensa. A Confederação brasileira de handebol (CBHb)  emitiu nota afirmando que a participação do Brasil nos mundiais de Handebol sub19 e sub21 não está confirmada por falta de verbas. Está não é a primeira desistência da CBHb, que decidiu não enviar seleções de handebol de areia a edição 2017 dos Jogos Mundiais, onde o Brasil é o atual campeão tanto no masculino quanto no feminino. As informações são site 'globoesporte.com'

"A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) lamenta informar que a participação das Seleções Júnior e Juvenil Masculinas nos respectivos Mundiais deste ano ainda não está confirmada. As relações dos atletas que serão convocados estão prontas e a documentação também, porém, ainda estamos aguardando uma última possibilidade de confirmação de recursos, do contrário, infelizmente não teremos como participar das competições" Explicou o presidente Manoel Luiz Oliveira.

Ainda segundo o 'globoesporte.com' , a CBHb enviou uma carta à IHF (Federação internacional de Handebol, em português) detalhando os problemas financeiros e pedindo ajuda financeira a entidade. a CBHb teve o patrocínio renovado com os correios, que reduziram a verba em 80%, assim como a diminuição da verba da lei Agnelo/Piva. A Confederação buscou um financiamento, que até o momento não foi aprovado. 

Sem o dinheiro, as seleções sub19 e 21 não participarão dos mundiais, assim como as seleções de handebol de areia. O estatuto da IHF fala em multas no caso de não comparecimento a um torneio. O valor mais alto, já quando a tabela foi anunciada, é de 25 mil francos suíços por torneio. Além disso, a federação nacional não recebe de volta o valor de inscrição das equipes nas competições, o que é preciso ser pago com antecedência para garantir a presença. Vale lembrar que a entidade tem uma dívida de R$ 2 milhões (618 mil francos suíços) com a IHF, ainda advindo do Mundial feminino de 2011, disputado em São Paulo.


A ausência das seleções dos mundiais e dos Jogos Mundiais, pode acarretar uma suspensão semelhante a sofrida pela CBB, deixando a seleção brasileira de handebol suspensa de competições internacionais. Mas o presidente Manoel Luiz de Oliveira não acredita que isso vá acontecer. No comando há 28 anos, Manoel tem enfrentado muitas problemas no novo mandato, já uma crise interna eclodiu na entidade, com a oposição tentando anular o pleito, que ainda não foi reconhecido pelo STJD do Handebol.

O mundial sub 21 tem início dia 18 de julho na Argélia e o sub 19, no dia 8 de agosto na Geórgia.


Com informações do site globoesporte.com
foto: Wander Roberto

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar