Últimas Notícias

Sebastian Coe diz que Fancy Bears prejudica luta da IAAF contra as fraudes

A IAAF pediu desculpas a Mo Farah e outros grandes nomes do atletismo cuja a informação médica pessoal de cada atleta foi divulgada pela Fancy Bears e a IAAF admitiu que a violação de segurança colocou os informantes em risco, Sebastian Coe ainda disse que o vazamento de dados prejudicou as lutas contra a fraude na IAAF.

"Não pode haver desculpas para o vazamento de dados pessoais e médicos ou a divulgação de informações sobre informantes e pesquisas em andamento, pois isso coloca os indivíduos envolvidos em risco e prejudica a luta contra o doping", disse Coe. "No entanto, devemos reconhecer que precisamos examinar nossos processos".

Farah era um daqueles cujo passaporte biológico de atleta revelou ter sido investigado em novembro de 2015 no hack da Fancy Bears. Em um arquivo, ao lado do nome do atleta de 34 anos e sob a manchete "opinião de especialistas hematológicos", é o comentário: "Doping provável; Passaporte suspeito: são necessários mais dados. "No entanto, um segundo banco de dados, anexado a um email datado de abril de 2016, registra" agora marcado como normal com a última amostra ". Os representantes de Mo Farah negaram formalmente qualquer acusação.

De acordo com informações vazadas pela Fancy Bears, a IAAF tem preocupações também com os atletas do Quênia que não foram testados de forma adequada mas a federação de atletismo do Quênia disse que "Há grande dificuldade em acessar os atletas e muitas vezes não tem outra opção senão denunciar falhas"

"Respeitamos que, como parte dos requisitos de localização nas Regras da IAAF, os atletas devem fornecer um paradeiro completo e preciso onde podem ser efetivamente testados", acrescentou. "Isso não parece ser o caso dos atletas quenianos de elite que trabalham nas forças policiais."

Muitos corredores do Quênia fazem parte das forças policiais mas seus deveres raramente se estendem a treinos no campo de concentração policial.

Dessa lista da Fancy Bears, 9 atletas são do Quênia e desses 5 são listados como "provável doping".

Os vazamentos voltarão a provocar suspeitas se o Quênia está ou não lutando contra o doping e os atletas quenianos que disputarão o mundial de atletismo farão um teste antes da competição.

Foto:Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar