Últimas Notícias

Prefeito de Los Angeles afirma que acordo entre a cidade americana, Paris e o COI está bem próximo de acontecer

O acordo entre Paris, Los Angeles e o COI para a realização dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028 estaria muito próximo de ser fechado. Isso é o que garante o prefeito da cidade dos Estados Unidos, Eric Garcetti, que contou ainda que o acordo pode ser selado na sexta-feira, 04 de agosto.

O prefeito, um dos principais cabos eleitorais de Los Angeles e peça chave no acordo, afirmou que as negociações com Paris e o COI vem sendo feitas de forma harmoniosa. Ele confirmou que Los Angeles muito provavelmente ficará como sede dos Jogos de 2028 e Paris com 2024, dando ainda mais peso aos rumores de que essa seria a ordem já escolhida pelo COI. Contudo, ele disse que isso ainda está em discussão e a sede para 2024 poderia ser americana. No início de julho o COI já havia anunciado em Lausane que as sedes das duas edições posteriores à Tóquio seriam decididas de forma simultânea. Agora a expectativa é que se confirme o que já vem circulando desde então, que na Sessão do COI a ser realizada em Lima, no dia 13 de setembro, sejam anunciadas as cidades escolhidas para 2024 e 2028.

Embora afirme que o acordo está próximo, Garcetti fez questão de ressaltar que duas semanas atrás ele também pensava o mesmo, mas que ainda assim o martelo não foi batido até então. “Estamos chegando muito perto. Na próxima semana provavelmente devemos ter coisas definidas, mas há duas semanas também pensei que teríamos um acordo”, afirmou.

Nesta semana o Conselho Executivo do COI deve se reunir em Londres para uma reunião com o Conselho da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). É possível que uma decisão já seja formalmente aprovada.

Quando a decisão de dupla concessão para as sedes de 2024 e 2028 foi anunciada, os prefeitos de ambas as cidades se mostraram animados, e o presidente do COI, Thomas Bach, pediu para que ambos já começassem a negociar imediatamente. Desde então Garcetti e Anne Hidalgo, prefeita de Paris, vem mantendo as tratativas. “As negociações foram amigáveis e mútuas. Só que eles têm seus sistemas e nós temos as nossas necessidades, mas as coisas estão indo muito bem. Eu sei que Paris se comprometeu com eles também”, assegurou Garcetti.

No mês de junho Garcetti disse que Los Angeles poderia considerar receber os Jogos de 2028 se algumas concessões fossem feitas. Umas delas seria o financiamento de projetos voltados para a juventude da cidade financiados pelo COI. No entanto, Bach afirmou que o país sede de 2028 não poderia esperar que fossem feitas grandes concessões.

O governo de Los Angeles alega que precisa de uma contrapartida já que, pelo fato de 2028 estar longe, não é possível afirmar em que condições estará a cidade em vários aspectos, inclusive o econômico. Enquanto 2024 representa uma escolha mais segura. Sendo assim, assegurar os Jogos de 2028 seria assumir um risco muito alto. Essa postura também é adotada pelo governo do estado americano, que entraria como parceiro do COI e da cidade na realização do evento. “2028 é uma opção consideravelmente mais distante, com todas as incógnitas que vem com isso, e o gerenciamento de risco deve continuar a ser uma prioridade tanto para a cidade como para o estado”, afirmou Jason Sisney, analista legislativo-chefe do estado.

Foto: AP/Keystone: Jean-Christophe Bott


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar