Últimas Notícias

Nadador Henrique Rodrigues é pego em exame antidoping

O nadador Henrique Rodrigues testou positivo em teste surpresa realizado pela FINA em março. A amostra A apresentou a presença do esteroide anabólico Clostebol, confirmado no resultado da amostra B divulgado nesta quinta-feira no Instituto Frappier, em Montreal, no Canadá.

Clostebol faz parte da classe S1 da lista de substâncias proibidas da WADA embora seja um esteroide anabólico bem fraco e sem direta influência de performance. Foi a mesma substância que apontou no doping da campeã olímpica a saltadora Maurren Maggi que inicialmente foi absolvida, mas depois suspensa por dois anos.

O nadador teve outros dois testes anti-doping realizados, um antes e outro depois desta amostra surpresa, além do baixíssimo nível de substância encontrado em seu exame, cerca de 0,1 nanogramas, com apenas dois metabólitos.

Clostebol é encontrado em cremes de cicatrização de cortes e ferimentos. Pela quantidade encontrada no organismo de Henrique, ele pode ter sido contaminado em contato com outra pessoa que fez uso do produto. No resultado da amostra B, diversas análises foram necessárias tamanha a dificuldade do laboratório em encontrar os resquícios da substância.

O caso agora deve ser analisado pelo painel de doping da FINA e o nadador será representado pelo advogado Thomas Mattos de Paiva, um dos maiores especialistas na defesa dos casos de doping no país.

Duas vezes olímpico, Henrique Rodrigues é três vezes medalhista de ouro nos Jogos Pan Americanos e ficou de fora do time que vai ao Mundial de Budapeste.


Com informação do Blog do coach
foto: Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar