Últimas Notícias

Mundial de Atletismo Paralímpico 2017 - Dia 4

O Brasil faturou duas medalhas de ouro no quarto dia de disputas do Mundial de Atletismo Paralímpico, que está sendo realizado em Londres (GBR).

Daniel Martins faturou o bicampeonato mundial dos 400m, classe T20 (deficiência intelectual).  À frente desde a largada, o paulista de Marília venceu com o tempo de 47s66 - novo recorde do campeonato.  Daniel também é o atual detentor do recorde mundial da prova, com os 47s22 que registrou para ser campeão paralímpico no Rio 2016. O segundo lugar ficou com Damian Carcelen, do Equador, com 49s20, e o terceiro lugar foi para Charles Kouakou, da França: 49s30.

"Tenho de continuar treinando firme porque os atletas da minha classe estão chegando cada vez mais próximos, estão cada vez mais fortes. As pessoas falam que os 400m cansam muito, mas eu não sinto tanto, porque tento correr o mais relaxado possível. Não consigo nem explicar a sensação de ser campeão mundial mais uma vez",  afirmou o atleta de 21 anos.

Danielzinho é deficiente intelectual: ainda em idade escolar, apresentava bastante dificuldade no aprendizado. Começou no esporte com o futebol e, em 2013, chegou ao atletismo paralímpico.
Além dos 400m, o brasileiro correrá pela primeira vez em um evento internacional os 800m. As eliminatórias da disputa estão marcadas para sexta-feira, 21.

Outros quatro atletas do país foram à pista nesta tarde de segunda-feira. Rodrigo Parreira foi medalhista de bronze nos 200m T36 (paralisados cerebrais). Ele cravou a marca de 25s19 - novo recorde das Américas. O goiano ficou atrás apenas do australiano James Turner (24s09) e do polonês Krzysztof Ciuksza, que fez 25s04. "Foi uma prova muito disputada, difícil. Eu treinei para o salto em distância e entrei na final apenas na raia 7, porque não tinha um tempo classificatório bom.  Eu caí na chegada e não acreditava que tinha chegado em terceiro, achei que tivesse sido quarto. Foi uma prova muito dura! Eu estou muito feliz", disse o atleta de 22 anos.


Michel Abrahame foi o sexto melhor no salto triplo T47 (amputados de membros superiores), ao atingir 13,33m. Gustavo Araújo avançou à final dos 200m T13 (baixa visão) com o quarto melhor tempo (22s31). Já Kesley Josué, que competiu na mesma prova, sentiu uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda e não classificou-se.

Alessandro Silva é ouro no arremesso de peso F11
Alessandro Silva conquistou na manhã desta segunda-feira, 17, a medalha de ouro no lançamento de disco F11 (para cegos totais). O paulista de Santo André dominou a prova e confirmou seu favoritismo, uma vez que entrou com o status de atual campeão paralímpico da disputa. Este é o quarto dia de competições no Estádio Olímpico, que sediou os Jogos Paralímpicos de 2012. O evento se estenderá até o dia 23.

O título veio no quinto lançamento de Alessandro, 32. Ele atingiu a marca de 43,32m - próximo ao recorde mundial da prova, de 44,66m, estabelecido por ele próprio no Open Internacional, em abril, em São Paulo. Em segundo lugar ficou o austríaco Bil Marinkovic (33,42m). O colombiano Angulo Belizário foi terceiro colocado, com 32,46.

"Eu foco na minha prova, no meu objetivo, que era manter a média que eu venho fazendo no Brasil desde os Jogos Paralímpicos. Não meço os resultados dos meus rivais. Faltou pouco para bater o recorde mundial, mas eu fico muito feliz com mais essa conquista na minha carreira", afirmou Alessandro, que perdeu totalmente a visão após a manifestação de uma toxoplasmose, em 2009.

O paulista ainda retorna ao Estádio Olímpico no sábado, 22, penúltimo dia de provas, para o arremesso de peso. Sua principal conquista neste evento é o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015. A disputa em Londres será mesclada com a classe F12, que conta com atletas de baixa visão.

Além dele, Mateus Evangelista avançou à final dos 200m T37 (paralisados cerebrais) com o tempo de 24s75. A marca é a terceira melhor entre os oito competidores que brigarão por medalhas na terça-feira, 18. Outro brasileiro classificado para a final dos 200m, porém na classe T38, é o acreano Edson Pinheiro, com o tempo de 23s45, o melhor em sua bateria.

Foto: CPB/MPIX


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar