Últimas Notícias

Em Londres, Yohansson Nascimento está de volta ao palco que o projetou para o mundo

O velocista alagoano Yohansson Nascimento tem a chance de reviver, nesta semana, grandes momentos que viveu em Londres durante os Jogos Paralímpicos de 2012. Ele é um dos 25 componentes da delegação brasileira na capital inglesa que disputará o Mundial de Atletismo Paralímpico, de 14 a 23 de julho, na capital inglesa.

Cinco anos atrás, Yohansson sagrou-se campeão paralímpico dos 200m e foi medalhista de prata dos 400m, ambas na classe T46 (amputados de braço). Após o ouro, usou um cartaz para pedir sua então namorada, Thalita, em casamento. Nas eliminatórias dos 100m, bateu o recorde mundial. Na decisão, protagonizou uma cena marcante ao lesionar-se após a largada, que o tirou da briga pelo pódio. A dor era tamanha na coxa esquerda que ele foi ao chão, recusou a ajuda de voluntários que foram à pista socorrê-lo e cruzou a linha de chegada mancando, mas sob muitos aplausos do público do Estádio Olímpico de Londres.

"Voltar a Londres me traz excelentes recordações. Foi a competição que me fez mudar de Maceió para São Paulo para ir atrás do meu objetivo principal - que era ir em busca de uma medalha de ouro em Jogos Paralímpicos. A medalha que ainda não tinha. Será uma alegria pisar nesta pista novamente. Deixei Alagoas em 2012 e fui para um lugar muito maior do que estava acostumado. Mas, todo os dias, quando acordava, só pensava numa coisa: ganhar um ouro em Londres 2012.", relembra o atleta de 29 anos.

Yohansson é um dos seis brasileiros que compõem a delegação atual e que disputaram aquela edição de Jogos Paralímpicos. Daniel Mendes (T11, cego total), Izabela Campos (F11, cego total), Jhulia Santos (T11), Edson Pinheiro (T38, paralisado cerebral) e Ariosvaldo Silva (T53, cadeirante) completam a lista. Ao todo, o Brasil viajou com 25 representantes.

"Estou muito bem preparado para esta competição. Tenho oito medalhas em Mundiais e a minha ideia é voltar ao Brasil com dez conquistas", completou Yo, como é apelidado pelos companheiros de equipe.

Esta será a oitava edição do Mundial de Atletismo Paralímpico. Cerca de 1.300 atletas de 100 países são esperados nas 213 disputas por medalha, todas no Estádio Olímpico de Londres. Em 2015, o Brasil ficou em sétimo no quadro geral de medalhas do evento, disputado em Doha, no Catar. Foram oito ouros, 14 pratas e 13 bronzes.

Foto: CPB


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar