Últimas Notícias

Dirigente revela desejo indiano de sediar as Olimpíadas de Verão de 2032

O presidente da Associação Olímpica Indiana (OIA), N Ramachandran, revelou que o país avalia uma possível candidatura do país aos Jogos Olímpicos de Verão de 2032. O país também estuda entrar na disputa pela sede dos Jogos Asiáticos de 2030. Em ambos os casos, a cidade de Nova Deli seria a sede escolhida para receber os eventos esportivos.

No relatório divulgado pela Associação consta que o processo para avaliar os pós e os contras da realização dos eventos já teve início, e que provavelmente em breve um outro relatório com tais avaliações seja entregue ao governo do país para futuras discussões de sua viabilidade.

Em entrevista concedida à Times of India, uma fonte do Ministério que não quis se revelar, contou que os dirigentes esportivos primeiramente querem entender em que nível o país se encontra, para aí Sim, tomar suas decisões quarto a disputa. “Todas as coisas que são necessárias para o recebimento dos Jogos serão discutidas, enquanto nós colocamos a questão de saber se é desejável e prático, e se devemos considerar oferecer lances para as Olimpíadas em qualquer ponto”, afirmou o dirigente.

Aspectos como a mobilização de recursos , a infraestrutura esportiva que precisará ser construída, o escopo das Parcerias Público-Privadas (PPPs) e o programa de desenvolvimento de atletas indianos na busca pelo top 10 no quadro de medalhas, também serão discutidos. O baixo desempenho esportivo indiano pode acabar sendo um peso contrário em uma futura eleição. Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro no ano passado, a Índia somou apenas uma medalha de prata no badminton individual feminino, com P.V Sindhu e um bronze na luta livre feminina, com Sakshi Malik. “Também precisamos avaliar a singularidade que a Índia pode trazer para as Olimpíadas, considerando que somos os maior país em termos de população juvenil” concluiu o dirigente.

Além da possível candidatura aos Jogos Olímpicos de Verão e dos Jogos Asiáticos, a Índia vive a expectativa de poder assegurar um outro grande evento esportivo no país em breve. O país está na disputa para receber os Jogos Asiáticos de Praia de 2020, em Munbai. A decisão sobre o local de disputa dos Jogos de Praia sairá no mês de setembro, na cidade de Ashgabat no Turcomenistão, durante a reunião da Assembleia Geral do Conselho Olímpico da Ásia, e uma vitória de Mumbai pode representar um impulso nas pretensões futuras de Nova Deli.

Contudo, o processo para Nova Deli não deverá ser fácil, ainda que a cidade tenha tradição na realização de grandes eventos esportivos, já tendo sediado os Jogos Asiáticos em sua primeira edição em 1951 e uma outra edição em 1982. No ano de 2010 a cidade foi cede dos Jogos da Comunidade Britânica  (Commonwealth Games) e sofreu com duras críticas a respeito da infraestrutura esportiva oferecida e graves acusações de corrupção.

Com a definição das sedes dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 e 2028 para Paris e Los Angeles, respectivamente, a disputa já se volta para 2032, com alguns países já interessados na disputa, como a Austrália e a Alemanha, além de boatos sobre possíveis candidaturas de Amsterdã, Madrid e São Petesburgo.

Foto: Mukul Banerjee



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar