Últimas Notícias

Após reunião, COI afirma que não ajudará financeiramente o comitê Rio 2016

Após reunião na Suíça neste último domingo (9), O COI anunciou que não ajudará financeiramente o comitê Rio 2016. Os jogos ainda tem dívidas de 114 milhões de reais. O Comitê também não poderá ser dissolvido até que todas as dívidas sejam pagas.

Apesar de todos os pedidos do presidente do COB e do comitê Rio 2016 Carlos Arthur Nuzman, o COI recusou o pedido, pois já deu para ajuda de custos dos Jogos a quantia de 1,5 bilhões de dólares.

A Diretoria Executiva declarou que o COI fechou todas as suas obrigações com o Comitê Organizador em dezembro de 2016: "O COI contribuiu com um montante recorde para a realização bem sucedida dos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro. Isto é, além de um compromisso financeiro excepcional de todas as partes interessadas da Olimpíada que totalizaram centenas de milhões de dólares para tornar possíveis esses jogos históricos".

O Rio 2016 estimou em abril que cerca de um por cento do orçamento operacional inicial de R $ 8,7 bilhões permanece pendente. Eles afirmam ter recebido vários pagamentos recentes de patrocinadores para ajudar a aliviar o fardo. Mas eles ainda esperam mais apoio do novo governo da cidade liderado pelo prefeito Marcelo Crivella, que até o momento não sinaliza que irá ajudar o comitê.

A administração anterior liderada por Eduardo Paes dedicou, em agosto, um extra de R$ 150 milhões para ajudar nos preparativos para os Jogos Paralímpicos do mês seguinte. Apenas metade disso foi finalmente recebido, no entanto, com os organizadores querendo que o resto ainda seja pago.

"Temos que entender a situação em que o país está", disse Mark Adams, porta-voz da presidência do COI."Este é um país em grave crise financeira, política e social. Queremos ver uma boa resolução para isso. É mais importante aguardar a entrega de um bom legado para a cidade, o país e o Movimento Olímpico".


foto: Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar