Últimas Notícias

Troféu Brasil de Atletismo 2017 - Dia 3

Com mais uma vitória de Thiago André, divisão de título no Salto com Vara e índices para o Mundial, foi encerrado no domingo o Troféu Brasil de Atletismo, realizado em São Bernardo do Campo.

Aos 21 anos, André ganhou na tarde deste domingo (11) os 800 m, com 1:44.81, e está qualificado para as duas provas para o Campeonato Mundial de Atletismo, a ser realizado em agosto em Londres (GBR).

"Não acredito nesse resultado. Fiz os primeiros 400 m em 51s e o normal era esperar algo em torno de 1:45.Estou muito feliz", comentou o atleta, sentado na área dos atletas, cansado pelo esforço. "Tinha 1:45.65 como melhor resultado e isso é uma recompensa por todo o sacrifício feito", prosseguiu. "O objetivo é fazer algumas provas na Europa antes do Mundial para ganhar mais ritmo de corrida", completou. André também já tinha índice para os 1500m.

No salto triplo, Nubia Aparecida Soares e Tania Ferreira da Silva (ambas da B3) alcançaram o índice para o Mundial. Nubia, na verdade, ratificou a marca, com 14,56 m (0.8), 4º melhor resultado do mundo de 2017. Já Tania saltou 14,13 m (2.0). O índice exigido pela IAAF é de 14,10 m.

"Estou me sentindo confiante e os resultados estão saindo. Quero muito chegar à final do Mundial e brigar por um bom resultado", comentou Nubia. Tania também era só felicidade. Conseguiu uma prova "excelente". "Obtive os meus cinco melhores saltos do ano no Troféu Brasil. Isso é muito gratificante", lembrou.

No salto com vara, o campeão olímpico Thiago Braz e o campeão do GP Brasil Augusto Dutra empataram em primeiro lugar na competição, com a marca de 5,52 m. Os dois passaram a altura na segunda tentativa e depois não superaram 5,62 m.

"Senti uma dor na panturrilha direita logo no primeiro salto e só continuei para somar pontos para o Pinheiros. Tenho certeza de que não é nada grave, mas só fiz uma tentativa a 5,62 m", contou o ganhador da medalha de ouro no Rio 2016. Nesta segunda-feira (12), ele viaja de volta para a Itália, onde retomará os treinamentos com o ucraniano Vitaly Petrov. "Quero muito uma medalha no Mundial de Londres. Esse é meu grande objetivo", disse.

Já Augusto garantiu estar tranquilo. "Faltaram acertar detalhes técnicos. Tenho tempo ainda de buscar o índice para o Mundial nas próximas semanas", observou.

Nos 400 m com barreiras, primeira final da tarde, os dois primeiros colocados superaram seus recordes pessoais e ainda fizeram o índice para o Mundial de Londres: Marcio Soares Teles (B3 Atletismo) venceu com 48.94 e Hederson Alves Estefani (Pinheiros) foi o segundo com 49.13.

Assim, ambos superaram o índice da IAAF para o Mundial, que é 49.35. O recorde anterior de Marcio, treinado por Evandro De Lazari, era 49.09 e o de Hederson, que treina com Sanderlei Parrela, 49.40. Marcio tornou-se também o novo recordista do Troféu Brasil, que era 49.05 e pertencia a Eronilde Nunes de Araújo, desde 6 de agosto de 2000.

"Essa prova é difícil e aqui foi muito disputada, tanto que consegui um lugar entre os top 15 do Ranking Mundial", disse Marcio. "Agora quero disputar alguns torneios na Europa antes do Mundial", prosseguiu. Ele admite o sonho de bater o recorde brasileiro de Eronilde, que é 48.04, obtido em 12 de julho de 1995, em Nice. Já Hederson disse que competiu de forma descontraída: "Senti dores nas costas no aquecimento, mas o tempo que fiz foi muito bom", disse.

"O Marcio tem apenas quatro anos de Atletismo, na verdade é tudo recente para ele, mas o potencial é inegável", afirmou Evandro, muito cumprimentado por seus colegas de equipe e mesmo de outros clubes.

Nos 200 m, mais um grande resultado na competição. Aldemir Gomes da Silva Junior foi o campeão com 20.15 (vento de 1.3 m/s), recorde pessoal (o anterior era 20.32) e do Troféu (20.16, de Bruno Lins, de 6 de agosto de 2011). Aldemir superou o índice para o Mundial de Londres, que é 20.44. Aldemir disse que a ansiedade o impediu de melhorar sua marca: "Por isso, além da preparação física, fiz um trabalho psicológico sério e ajudou muito", falou o velocista.

Nos 200 m feminino, a campeã foi Vitoria Rosa. Ela fez 22.93 (1.5), que bateu seu recorde pessoal e confirmou o índice para o Mundial. Rosangela Santos foi a segunda com 22.95, também obteve a qualificação para Londres. "Alcancei a meta que correr abaixo de 23 segundos. E tanto o Nakaya, como meu técnico anterior acham que posso melhorar ainda mais já neste ano", falou Vitória.

No arremesso do peso feminino, Geisa Arcanjo venceu com 18,08 m e confirmou a qualificação para o Mundial de Londres.

Nos 400 m com barreiras femininos, vitória de Jailma Lima, com 56.76. Ela, que treina com José Antonio Rabaça, chegou perto do índice para Londres, que é 56.10.

Foto; CBAt



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar