Últimas Notícias

Treinador da equipe olímpica de bobsled da Grã-Bretanha é acusado de racismo por atletas


Um treinador que trabalha com a equipe olímpica de bobsled da Grã-Bretanha foi acusado de racismo em meio a múltiplas queixas sobre uma "atmosfera tóxica" no esporte. No início deste ano, uma série de atletas escreveram anonimamente ao chefe executivo do órgão de governo a British Bobsleigh and Skeleton Association (BBSA) para compartilhar preocupações com o comportamento das principais equipes de desempenho e gerenciamento.

Em documentos confidenciais obtidos pela BBC, os atletas disseram a Richard Parker que suas preocupações eram da ordem mais elevada, mencionando o bullying, o racismo, o sexismo e a discriminação. No entanto, no mês seguinte, foram informados que nenhuma ação disciplinar seria tomada após uma revisão interna porque não foram feitas reclamações formais.

Detalhes de racismo

Um atleta alegou que eles haviam experimentado racismo várias vezes de um treinador, e que este se referia a pessoas negras como "preguiçosas" e tinha uma flagrante desculpa em relação a pessoas de cor. Outro atleta afirmou que havia um viés racial a favor dos homens brancos no programa de desempenho e um estigma racial contra os atletas negros.

A resposta do BBSA

Em abril, após uma reunião entre Parker e um grupo de atletas, foi criada uma revisão interna para investigar as alegações mais recentes, liderada por três membros do conselho da BBSA. Parker - que se tornou diretor executivo em outubro de 2014 - enviou por email a atletas pedindo manter a confidencialidade e não discutir com ninguém fora do BBSA.

No mês passado, Parker escreveu novamente aos atletas, dizendo-lhes que nenhuma queixa formal foi feita contra membros da equipe e, portanto, nenhuma ação disciplinar seria tomada. 

Ele acrescentou: "É claro que uma série de atletas sente-se fortemente sobre o ambiente de desempenho e como eles são comunicados. Reconhecemos que há um grupo de atletas que têm um nível significativo de descontentamento. Nós escutamos os atletas e queremos trabalhar juntos para garantir que possamos ganhar medalhas em Pyeongchang e além".

Segundo a BBC, alguns atletas ficaram desapontados com o resultado da revisão e confundiram que suas alegações escritas não tinham sido consideradas queixas formais.

Em um comunicado, a BBSA disse à BBC: "A BBSA toma todos os assuntos relacionados aos cuidados com atletas muito seriamente e investigou as preocupações levantadas pelos atletas em relação ao ambiente de desempenho. Nenhuma queixa formal foi feita. No entanto, independentemente disso, tomamos medidas para garantir que todos os atletas e funcionários sejam claros sobre o processo para resolver quaisquer preocupações. Também concordamos com os atletas e a equipe um plano para continuar a colaborar nas formas de trabalhar em conjunto para garantir um ambiente positivo e aberto para todos".

A BBSA também assinala que dos 19 atletas de bobsled em disputa para a seleção olímpica, 10 são negros ou mestiços.

Foto: BBC


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar