Últimas Notícias

Laboratório Olímpico do COB recebe 21 atletas de ginástica artística feminina para avaliações

A comissão técnica da seleção brasileira de ginástica artística feminina realizou no Rio de Janeiro (RJ) uma bateria de testes com avaliações médicas e físicas em 21 atletas de clubes do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Paraná. Elas foram escolhidas para serem observadas, neste processo que tem como objetivo identificação de potencial e, também, melhoria de desempenho.

Os treinamentos e avaliações foram realizados até o último domingo (28), com o feedback da comissão técnica da seleção para os seis treinadores de clubes que foram escolhidos para acompanhar o trabalho. As ginastas e os técnicos são de Flamengo, São Bernardo, São Caetano, Cegin e EC Pinheiros.

As atividades foram desenvolvidas no Laboratório Olímpico do COB (Comitê Olímpico do Brasil), instalado no Parque Aquático Maria Lenk, no Parque Olímpico da Barra, onde foram disputados os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano passado. Com equipamentos de última geração, o local ocupa uma área de 1.700 m².

O COB e a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) atuam na coordenação e na execução dos testes, com sua área esportiva e médica. O Laboratório Olímpico tem como base três grandes áreas de conhecimento: científico (bioquímica, fisiologia, biomecânica e preparação mental); saúde e performance (medicina, fisioterapia, condicionamento e força, odontologia e nutrição); e suporte e desenvolvimento (gestão do autoconhecimento, análise de desempenho, modulagem computacional e equipamento e tecnologia).

Marcos Goto, coordenador técnico das seleções brasileiras de ginástica artística feminina e masculina, esteve no Rio acompanhando os testes e explicou os objetivos e a importância do trabalho desenvolvido em conjunto, entre a CBG e o COB.

"É um conceito inovador, que viabiliza a avaliação, a orientação e o controle do treinamento de atletas olímpicos. O foco do trabalho é fornecer dados científicos para que os treinadores dos clubes possam tomar as melhores decisões na elaboração dos programas de treinos, com base a análise de desempenho, diminuindo o risco de lesão e aumentando a qualidade efetiva dos treinamentos", explicou 

O protocolo de avaliações foi dividido em 11 áreas: bioquímica, médica, clínica, termografia (avaliação postural), ginecologia, ortopédica, fisioterapia, biomecânica, psicologia, nutricional e fisiologia. Marcos Goto e sua comissão técnica vão analisar os resultados das 21 atletas e orientar os treinadores do clubes em ações específicas, promovendo a melhoria no desempenho de todas, de forma homogênea e integrada.

Foto: COB


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar