Últimas Notícias

Guia da Liga Mundial de Vôlei 2017 - Parte 3


E chegamos a última parte do Guia da Liga Mundial 2017 com as quatro equipes restantes: Itália, Polônia, Rússia e a atual campeã, Sérvia.


 Itália:
A Itália, assim como o Brasil, disputou todas as edições da Liga Mundial e dominou completamente a primeira década da competição com 8 títulos nas primeiras 11 edições, com o último título conquistado em 2000. De lá pra cá, foram dois vice-campeonatos, em 2001 e 2004, ambas finais perdidas para o Brasil e três terceiros lugares, em 2003, 2013 e 2014. Ano passado terminaram em 4° lugar, antes de conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016, perdendo a final mais uma vez para o Brasil. A equipe comandada pelo técnico Gianlorenzo Blengini terá três ausências importantes nesta competição: o oposto Zaytsev, o ponteiro Juantorena e o central e capitão Birarelli, que pediram dispensa da seleção por necessitarem de um descanso.

Time-base: Simone Gianelli (levantador), Luca Vettori (oposto), Filippo Lanza e Oleg Antonov (ponteiros), Simone Buti e Matteo Piano (centrais) e Massimo Colaci (líbero)


 Polônia:
A Polônia fará sua vigésima participação consecutiva na Liga Mundial este ano, após ter participado pela primeira vez em 1998. Os poloneses já têm um título em 2012, quando derrotaram os EUA na final. No ano passado, eles terminaram em 5° lugar. A principal mudança da equipe, atual campeã mundial e 6° lugar nos Jogos Olímpicos está no banco de reservas: O francês Stephane Antiga deu lugar ao italiano Ferdinando De Giorgi.

Time-base: Grzegorz Lomacz (levantador), Bartozs Kurek (oposto), Michal Kubiak e Rafal Buszek (ponteiros), Karol Klos e Meteusz Bieniek (centrais), Pawel Zatorski (líbero)


 Rússia:
A Rússia (incluindo a União Soviética e a CEI) participou em 25 edições da Liga Mundial, faltando apenas as edições de 2004 e 2005. Eles terminaram em segundo lugar em 1993, 1998 e 2000, antes de finalmente conquistar sua primeira das três conquistas em 2002 (derrotando o anfitrião Brasil 3-1 na final em Belo Horizonte). Depois de retornar à competição em 2006, eles sempre apareceram no pódio e adicionaram mais dois títulos, em 2011 (derrotando o Brasil por 3 a 2 na final em Gdansk, Polônia) e 2013 (varrendo novamente o Brasil por 3 a 0 em Mar del Plata, Argentina). 
A Rússia está em fase de transição, pois além da mudança no comando técnico (saiu Vladimir Alekno para a entrada de Sergey Shliapnikov), apenas três jogadores que estiveram nos Jogos do Rio estarão na Liga Mundial deste ano: os ponteiros Dmitry Volkov, Dmitry Illinykh e Egor Kliuka. Rússia é a seleção mais alta da Liga Mundial, com média de altura de 2.02m.

Time-base: Dmitriy Kovalev (levantador), Maxim Zhigalov (oposto), Egor Kliuka e Dmitriy Volkov (ponteiros), Ilia Vlasov e Iliyas Kurkaev (centrais) e Roman Martynyuk (líbero)


 Sérvia:
Depois de cinco tentativas mal sucedidas em que resultou em vices-campeonatos, a Sérvia finalmente fez história em 2016, conquistando seu primeiro título, vencendo o Brasil na final. A equipe do técnico Nikola Grbic manteve a mesma base do título do ano passado.

Time-base: Nikola Jovovic (levantador), Drezen Luburic (oposto), Uros Kovacekiv e Marko Ivovic (ponteiros), Marko Podrascanin e Srecko Lisinac (centrais), Neven Majstorovic (líbero)



Foto: FIVB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar