Últimas Notícias

FINA diz em carta que não reconhece eleição da CBDA e Brasil pode ser suspenso pela entidade

A Federação Internacional de Natação (Fina) enviou uma carta à CBDA (Confederação Brasileira de Desportos aquáticos) dizendo que não vai reconhecer a eleição presidencial da entidade, que será realizada nesta sexta-feira(9/6). Segundo informações do jornal 'Lance!', a entidade foi taxativa sobre a intervenção da Justiça Comum do país no pleito e foi além: ressaltou que o Brasil poderá até mesmo ser suspenso ou expulso do quadro de membros.

"A Fina não reconhecerá as eleições na CBDA, uma vez que elas não são realizadas de acordo com a Constituição da CBDA e as Regras da Fina" 

A CBDA está sob intervenção da Justiça brasileira desde março deste ano, quando a juíza Titular da 25a Vara Cível do Rio de Janeiro, Simone Gastesi Chevrand, afastou a diretoria da entidade. Em seguida, nomeou como interventor o advogado Gustavo Licks como interventor.

Uma vez aplicada uma suspensão ou expulsão à CBDA, os atletas brasileiros ficam impedidos de competir pelo Brasil e disputarão as provas sob a bandeira da Fina ou do Comitê Olímpico Internacional(COI). Como aconteceu com o México em de janeiro de 2016, quando os atletas mexicanos competiram sob a bandeira da Fina, após o país ter sido suspenso da entidade. A punição ocorreu após o México desistir de realizar o Mundial de Esportes Aquáticos deste ano em Guadalajara, que foi transferido para Budapeste, e não pagar a multa prevista de US$ 5 milhões (R$ 15 milhões). A suspensão foi retirada antes dos Jogos Olímpicos.

A Fina comunicou na tarde de desta quinta-feira à CBDA sua decisão de não reconhecer a eleição na entidade. O documento foi endereçado ao interventor Gustavo Licks.

São três candidatos na disputa pela presidência da CBDA: O ex-atleta Cyro Delgado, medalhista olímpico em 1980, o árbitro e presidente da Federação Aquática do Mato Grosso Jefferson Borges, e o presidente da Federação Paulista por 22 anos Miguel Cagnoni.

A entidade vive a maior crise da história. Presidente por quase 30 anos da CBDA, Coaracy Nunes está preso desde o mês de abril, junto com outros três dirigentes. Em termos financeiros, os Correios diminuíram o investimento feito nos últimos anos e, nos resultados, a natação nacional saiu sem medalha da Olimpíada em casa, ano passado. Com uma nova presidência, a esperança é que a CBDA consiga se reerguer


foto: reprodução

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar