Últimas Notícias

Ex-espião revela que a NSA fez vigilância em massa durante as Olimpíadas de Salt Lake City

Um ex-agente da agência de espionagem superior foi alvo de uma investigação de vazamento do governo diz a Agência de Segurança Nacional.

O oficial da ex-NSA, Thomas Drake, escreveu em uma declaração divulgada na sexta-feira que a NSA coletou e armazenou politicamente todas as comunicações eletrônicas que entraram ou saíram de Salt Lake City.

"Funcionários da NSA e do FBI viram o Field Op de Salt Lake City como uma oportunidade de ouro para reunir recursos de ambas as agências para experimentar e afinar uma nova escala de vigilância em massa", escreveu Drake.

Isso vem como parte de um processo arquivado pelo advogado Rocky Anderson, que era o prefeito de Salt Lake City na época dos Jogos Olímpicos, as Olimpíadas aconteceram apenas alguns meses depois dos ataques de 11 de setembro de 2011.

O ex-diretor da Agência de Segurança Nacional da CIA, Michael Hayden, negou que o tal programa existia. Hayden foi diretor da NSA de 1999 a 2005.

O atual diretor de operações da NSA, Wayne Murphy, disse em documentos judiciais que a vigilância da NSA em Salt Lake City estava limitada a comunicações internacionais nas quais pelo menos um participante da conversa tinha suspeitas de ser ligado a um grupo terrorista.

Drake contestou essa afirmação, escrevendo que falou com colegas que trabalhavam na operação e estavam preocupados com sua legalidade.

Sua declaração foi escrita em apoio ao processo do ex-prefeito. Anderson disse que o processo foi projetado para obter mais informações sobre o que ele chama de operações secretas e ilegais.

A NSA argumentou que as reivindicações do processo são especulações exageradas sobre um programa que talvez nunca existiu. Um juiz, no entanto, recusou um empenho do Departamento de Justiça para demitir o processo em janeiro.

Drake começou a trabalhar para a NSA em 2001 e "botou a boca no trombone" sobre o que ele viu como um programa desperdício e invasivo. Mais tarde, ele foi processado por guardar para si as informações. A maioria das acusações foi descartada antes do julgamento em 2011, e ele foi condenado a um ano de liberdade condicional.

Foto:Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar