Últimas Notícias

CT do Time Brasil recebe 91 treinadores da Turma de Aperfeiçoamento no Esporte

Centro de Treinamento Time Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, vai além de ponto de encontro e preparação dos atletas de alto rendimento do país. Ele também é a sala de aula dos cerca de 90 treinadores de atletismo, ciclismo, canoagem e remo de todo o país que participam da terceira turma da Academia Brasileira de Treinadores (ABT) e que, desde o último domingo (04), estão na instalação para o segundo módulo presencial do Curso de Esporte de Alto Rendimento, área de Aperfeiçoamento e Aprofundamento no Esporte.

No módulo presencial, a ABT aborda temas como Psicologia e Doping no esporte de alto rendimento, Monitoramento e controle da carga de treinamento, Biomecânica do movimento no esporte e Estruturação e periodização do treinamento. As aulas seguem até o próximo domingo (11.06). O curso também contará com uma palestra especial com o professor Ney Pereira, especialista em Comunicação Empresarial.


"Em todo módulo presencial tentamos oferecer um assunto especial que seja importante para a formação desses treinadores, mas que não seja algo específico sobre determinada modalidade. Nesse, abordamos a comunicação com o especialista Ney Pereira, que vai passar aos treinadores técnicas de apresentação e maneiras de se comunicar com os atletas, instituições e gestores", explica Soraya Carvalho, gerente do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB).

A ABT é uma iniciativa do IOB e tem como objetivo complementar a formação profissional de treinadores para o alto rendimento, contribuindo para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico do Brasil. Além da parte teórica, a ABT tem uma parte prática com o programa de Estágios Internacionais, com a participação de nomes consagrados do esporte olímpico mundial. O objetivo é promover a vivência da prática esportiva por meio de métodos e técnicas aplicados ao dia a dia do treinamento e competições.

Em quatro anos, a ABT já capacitou mais de 300 alunos, treinadores de todo o país, divididos em nove modalidades olímpicas: Atletismo, Canoagem, Ciclismo, Ginástica Artística, Judô, Lutas, Natação, Remo e Taekwondo. Desse número, 78 treinadores estiveram envolvidos nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Todos os participantes da ABT são profissionais de Educação Física registrados no Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e, preferencialmente, filiados à Confederação Brasileira da respectiva modalidade. Para ingressar os treinadores passam por um processo seletivo. O curso é inteiramente financiado pelo Comitê Olímpico do Brasil através de bolsas concedidas aos treinadores.

Foto; COB


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar